Dezembro Vermelho: campanha chama atenção para prevenção do HIV, AIDS, IST em Quissamã

Acontece ao longo de todo o mês de dezembro, a mobilização nacional voltada à prevenção ao Vírus da Imunodeficiência Humana – HIV e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – Aids, e outras infecções sexualmente transmissíveis – IST. É o Dezembro Vermelho. O programa de IST/Aids e Hepatites Virais de Quissamã, dará início na próxima quarta-feira (01), às atividades que visam chamar atenção para o tema. A partir das 10h, haverá palestra sobre “Prevenção Combinada”, no Centro Cultural Sobradinho com o infectologista Marcos Vinícius Miranda, e às 16h, blitz educativa na rua do canal, na saída da Cidade.
O Dezembro Vermelho surgiu a partir da lei 13.504/2017; o período foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado mundialmente em 1º de dezembro. As atividades desenvolvidas ao longo do mês, possuem o intuito de divulgar mensagens de solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta.
Rosemeri Braga de Assis Pessanha, Coordenadora Municipal de Programa de IST/Aids e Hepatites Virais, falou sobre a importância do assunto:
– O Laço Vermelho precisa ser mais que um símbolo. Deve unir todos em torno dos mesmos objetivos: estimular a prevenção, estimular a testagem para diagnóstico do HIV, prevenir o HIV, realizar o tratamento para quem é soropositivo e superar o preconceito, explica.
A campanha propõe sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV, sobre a evolução dos métodos de prevenção, diagnóstico e de tratamento. É necessário considerar a importância do pronto início de tratamento, garantindo a quebra da cadeia de transmissão, assim como uma melhor qualidade de vida da pessoa vivendo com o HIV. Também é importante trabalhar na desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/Aids e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção.
Programação da Campanha Mundial de Luta contra a AIDS:
– Atividade de prevenção e educação no hall da Prefeitura às 10h;
– Sala de espera sobre HIV e outras IST, no Centro de Saúde, dia 02/12, às 9h;
– Roda de conversa com os jovens do Programa Juventude Ativa, no Pátio do Centro Cultural Sobradinho, nos dias 07/12 e 09/12, às 9h;
– “Fique sabendo” (aconselhamento e testagem rápida em HIV), no Centro de Saúde e todas as Unidades de Saúde da Família, dia 08/12, de 8h30 às 16h30;
– Palestra “HIV e suas histórias”, para profissionais de saúde de nível médio, no cinema do Centro Cultural Sobradinho, dia 14/12, às 9h30;
– “Fique sabendo” (aconselhamento e testagem rápida em HIV) para grupo de mulheres assistidas pelo CRAS de Barra do Furado e grupo de pescadores da localidade, dia 15/12, às 9h;
– Sala de espera sobre HIV e outras ISTs, no Centro de Saúde, com oferta do teste rápido para HIV, no dia 16/12, às 9h.