Dezembro Vermelho: abertura oficial da Campanha acontece em 1º de dezembro

A Secretaria municipal de Saúde, por meio do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, realiza a abertura oficial da campanha Dezembro Vermelho, sobre a luta contra o vírus HIV e a Aids, nesta quinta-feira (1), às 9h, no hall da Prefeitura. A ação em parceria com Ações Programáticas, visa enfatizar a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Durante o mês, serão realizadas atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids.

A Aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). O vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus para outras pessoas através de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.

“O mês de dezembro é referência no combate ao HIV/Aids, sendo considerado um período muito importante para reforçar a necessidade da prevenção da infecção e do combate ao vírus causador da imunodeficiência humana, bem como para promover ações que impulsionam uma melhor assistência à saúde e a garantia de direitos para todos aqueles infectados. Pacientes com HIV que fazem o tratamento adequado têm uma qualidade de vida melhor e o primeiro passo é fazer o teste nas USF do município”, afirmou a coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, Tatiane Felipe.

Dentre os objetivos do Dezembro Vermelho, está a importância de informar sobre a realização do teste, além da proteção. Em Quissamã, as pessoas diagnosticadas com HIV são acompanhadas pela equipe do Programa IST/AIDS do município, no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas. Vale ressaltar que o atendimento e o tratamento HIV/Aids são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão do HIV, além das Infecções Sexualmente Transmissíveis e das hepatites virais B e C. Quissamã realizará uma série de atividades no decorrer do mês, dentre elas ações educativas nas Unidades de Saúde da Família – USF. Confira a programação mais próxima da sua residência e participe.

Programação:

01/12/2022 às 9h – Abertura da Campanha “Dezembro Vermelho” de Luta contra a AIDS no hall da Prefeitura
01/12/2022 às 9h – Testagem Rápida para HIV/Aids nos colaboradores HMMMJ, no hospital
05 e 06/12/2022 – Dia “D” Fique Sabendo – Campanha Dezembro Vermelho – “Prevenir é sempre a melhor escolha”, com testagem no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas.
08/12/2022 às 8h – Palestra e realização de teste rápido para o grupo de Mulheres na Casa Social da Penha
14/12/2022 às 8h– Palestra para o grupo de jovens com 15 e 16 anos na sede do Projeto Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Jovens em Ação
20/12/2022 às 15h30. – “BLITZ do Dezembro Vermelho” no pórtico Quissamã