Detran Presente divulga balanço de mutirão realizado na cidade

Atendendo à solicitação da prefeita Fátima Pacheco, Quissamã recebeu no sábado (2) o Detran Presente, mutirão de serviços ofertados pelo Departamento de Trânsito do Governo do Estado. O evento aconteceu das 9 h às 16 h, no pátio da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro e atendeu a centenas de cidadãos, que puderam tirar a primeira e a segunda via de carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual de veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria, retirar a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e abrir recursos contra multas e processos de suspensão.
Também foi possível realizar exames médicos e psicológicos – no espaço do Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS – que fazem parte dos atendimentos para Habilitação, como emissão da primeira carteira, renovação e mudança de categoria.
Quem teve a carteira de habilitação furtada ou roubada pode emitir a segunda vida gratuitamente, desde que apresentasse o Boletim de Ocorrência. Outra oferta de serviço foi feita pela Defensoria Pública, que orientava e tirava dúvidas e ainda oferecia ofícios ao cartório e Detran, para posterior emissão gratuita de 2ª via de certidão de nascimento e identidade, respectivamente.
Segundo a assessoria de imprensa do Detran, os números dos atendimentos em Quissamã foram, entre outros, 37 pela Diretoria de Apoio Operacional do Detran – DAOP; 41 pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações – JARI (recurso de multas); 250 identidades; 45 habilitações e 90 vistorias, perfazendo no total 886 atendimentos.
A prefeita Fátima esteve presente e também renovou a sua carteira de identidade. Na ocasião, agradeceu a toda equipe envolvida na ação. “Esse é um serviço de excelência que facilita a vida do cidadão e, por isso agradeço, principalmente, à diretora Carla Pereira, que sempre acolheu nosso município com atenção e profissionalismo, e também ao presidente Vinicius Farah que viabilizou este trabalho e aos deputados João Peixoto, Paulo Melo e Chico Machado”. Acompanharam a prefeita os vereadores José Borba e Léo da SIS.
Além dos serviços, o Detran também realizou ações educativas para os presentes, como o curso gratuito de mecânica ‘Oficina para todos’, que ofereceu aulas que ensinaram técnicas de como manter os veículos em bom estado, noções de funcionamento e mecânica dos carros. O curso teve duração de três horas, sendo duas de aula teórica e uma de prática.