Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Desfile emociona e presta homenagens nos 30 anos de Quissamã

Desfile emociona e presta homenagens nos 30 anos de Quissamã

A programação em homenagem ao 30º aniversário de emancipação político-administrativa de Quissamã teve no desfile comemorativo, realizado na tarde de quarta-feira (12), um de seus pontos altos. Durante três horas, a Avenida Barão de Vila Franca, no Centro, foi palco de demonstrações de garra, dedicação e amor à cidade, história contada com emoção e alegria por 38 pelotões. Na parte da manhã, destaque ainda para a cerimônia de Hasteamento de Bandeiras, nos jardins da Prefeitura; e Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro, celebrada pelo padre Marcus Vinícius Falcão.
O desfile foi aberto pela Marinha do Brasil, com militares da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Na sequência vieram o Exército, Polícia Militar (32º Batalhão), Corpo de Bombeiros (9º GBM de Macaé), Defesa Civil de Quissamã e equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
A secretaria de Segurança e Trânsito de Carapebus, que há 20 anos colabora com a manutenção da segurança e ordem público no município vizinho, participou do evento, representada pela Coordenadoria de Defesa Civil e pelo Departamento de Operações com Cães.
Logo depois, entrou o pelotão de bandeiras das Escolas Municipais Professora Nelita Barcelos dos Santos, Délfica de Carvalho Wagner, Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida e Ciep 465 – Dr. Amílcar Pereira da Silva; seguido do pelotão do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro, do Colégio Estadual Visconde de Quissamã e do Centro Educacional Nova Escola (Cene).
A Banda Professora Tânia Regina Paula, formada em abril de 2017, conduziu a Creche Rachel Francisca e os Centros Municipais de Educação Infantil Raquel Maria e Manoel Ribeiro. Com o tema “Quissamã, Cidade da Gente”, o desfile deste ano homenageou personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do município.
A Escola Sementes do Futuro, localizada no Canto da Saudade, homenageou Francisco Pinto de Souza, conhecido como Diácono Francisquinho, um dos membros da comissão de emancipação.
A Escola Professora Regina Celi Passos, no bairro de Caxias, homenageou a professora Marli Ferreira Moreira, que iniciou a sua carreira como manicure e concluiu seus estudos voltados para formação docente aos 51 anos, vindo a exercer um novo trabalho como professora no Colégio Estadual Visconde de Quissamã e posteriormente nas Escolas Municipais Professora Tânia Regina Paula e Professora Regina Celi Passos dedicando-se à educação especial por 16 anos. Foi uma das fundadoras do Clube dos Amigos da Infância de Quissamã (Caiq), entidade fundada em 1979 que desenvolve um trabalho de orientação às famílias de baixa renda com doações de enxoval para bebês.
Ao som da banda de lata Maria Josefa Souza Pessanha, as Escolas Felizarda Maria Conceição de Azevedo e Professor Miguel Ângelo da Silva Santos fizeram bonito na avenida. A Felizarda, da comunidade de remanescente quilombola de Machadinha, homenagem Ereotides Azevedo, mais conhecido como “Seu Tide”, descendente de escravos, que trabalhou no antigo casarão da Fazenda que dá nome à localidade, onde fazia serviços diversos e cuidava dos animais.
A Escola Miguel Ângelo, do bairro de Caxias, homenageou Dalma dos Santos Ricardo, que nasceu em São José, fazenda de escravos em Quissamã, mas que tem Machadinha em sua memória como seu local de origem. Estudou no engenho central e tinha o sonho de ser professora e conseguiu conquistá-lo, formando-se no Colégio Cenecista. Em 2005, dona Dalma iniciou um trabalho cultural na escola de Machadinha, desenvolvendo atividades de resgate das tradições culturais da comunidade quilombola. Atualmente, é diretora do Memorial de Machadinha, desenvolvendo projetos de artesanato, contação de histórias e oficinas de jongo.
A Banda Miguel Ângelo acompanhou as Escolas Carlos Roberto Cruz Filippino e Professora Maria Ilka Queirós e Almeida, ambas localizadas em Santa Catarina. A Carlos Filippino prestou homenagem a Maria da Natividade Rodrigues da Conceição, conhecida como “Dona Preta”. Com 85 anos, é referência no jongo e ainda mostra o que aprendeu de seus ancestrais. Foi uma das pioneiras no restaurante de Machadinha, onde quitutes da época dos escravos são feitos até hoje.
A Escola Maria Ilka homenageou Hilda Francisca de Souza Fernandes, nascida e criada na Fazenda Prosperidade. É moradora de Santa Catarina há, aproximadamente, 50 anos, onde fundou a primeira escola de samba do bairro, a “Unidos de Santa Catarina” e conta, com detalhes, as transformações ocorridas ao longo do tempo. Dona Hilda dá nome à banda da escola do seu bairro, que conduziu, no desfile, o Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro e a Escola Municipal Tânia Regina Paula.
Localizado no Centro, o Cenecista homenageou Leda Silva Barcelos, irmã de Beatriz Silva, baluarte da educação de Quissamã. Dona Leda e o marido “Seu Nezito”, criaram a empresa de ônibus São Cristóvão. Ajudou no movimento de criação do Ginásio Cenecista, onde lecionou nas turmas de alfabetização e terceira série. Em sua vida religiosa, participação marcante na Ordem Franciscana Secular.
A Escola Tânia Regina, do bairro Alto Alegre, homenageou Helianna Barcelos de Oliveira, mais conhecida como “Dona Leninha”, uma personalidade singular, que reinventou sua vida, sua casa e sua trajetória. Implantou o Projeto Quissamã Memória Viva, que integra o Espaço Cultural José Carlos de Barcelos e reúne um rico acervo que está à disposição de qualquer pessoa que queira conhecer como a história de nossa terra.
A Banda Marcial Murilo Nonato acompanhou o Centro Educacional Nova Escola (Cene) e a Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza. O Cene, situado no bairro Piteiras, homenageou João José Pereira, que recentemente completou 101 anos. Homem simples, religioso, festeiro e de muita sabedoria, é um quissamaense nato que conheceu a força da natureza e aprendeu a respeitá-la. “Sou da areia quente e da água fria”, costuma dizer seu João, uma verdadeira lição de vida.
A Escola Ignácio Hugo, da Penha, homenageou Hermogêneo Francisco das Dores, conhecido como “Pai Jomina”, figura carismática da comunidade, que já presidiu a Associação de Moradores e participou da organização da festa da Igreja da Penha, com a realização de leilões beneficentes, entre outras iniciativas.
A Corporação Musical Magnólia Ribeiro Barreto entrou na avenida conduzindo o Ciep 465 – Dr. Amílcar Pereira da Silva e a Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner. O Ciep homenageou o maestro e professor Gilmar Ferreira Gonzaga, que, em 1975, com apenas 13 anos, ingressou na Banda União Quissamaense. Além de músico, Gilmar tornou-se professor de Língua Portuguesa, trabalhou pela Prefeitura de Macaé e lecionou, vários anos, no Ciep 465.
A Escola Délfica de Carvalho Wagner, localizada em Barra do Furado homenageou o pescador Miguel da Silva. Sua família foi a primeira a residir na localidade, com isso se originou o apelido “Família Barra Velha”. Com 63 anos, Miguel pesca até os dias atuais, só que agora na lagoa, e também confecciona redes de pesca.
A corporação musical Délfica de Carvalho Wagner acompanhou as Escolas Municipais Professora Nelita Barcelos dos Santos e Maria de Lourdes de Castro Ribeiro. A Escola Nelita, de Morro Alto, homenageou Rafael de Barcellos, morador da localidade, hoje com 73 anos, um quissamaense que transborda sobriedade, tranquilidade e paz, sendo sua vida um exemplo de dedicação ao trabalho, a família e a igreja. Sua história de vida se mistura, em muitos momentos, com a fundação da escola, já que Rafael é filho da professora Leila Maria da Conceição dos Anjos Barcellos, pioneira na educação das crianças de Morro Alto, que não media esforços para repartir os seus conhecimentos, chegando a lecionar sob uma grande árvore, o que carinhosamente foi denominado de “escola da árvore”.
A Escola Maria de Lourdes, do Sítio Quissamã, homenageou Carmem de Queirós Mattoso, nascida em 1948, no Rio de Janeiro, que em 1988 veio para Quissamã, pois gostava muito da terra onde o pai nasceu. Foi coordenadora do Programa Leia Brasil, contadora de histórias no Centro Cultural Sobradinho, e muito conhecida também pelos seus tradicionais e saborosos pastéis de nata, receita que passou por gerações na sua família.
A corporação do Instituto Federal Fluminense (IFF) conduziu os alunos da unidade e também do Colégio Estadual Visconde de Quissamã. Localizado no bairro Piteiras, o IFF homenageou Bento Francisco Alves Nascimento, o “Seu Bento Cirilo”, que trabalhou como chefe da guarda da Cia. Engenho Central. Acompanhou o crescimento e o desenvolvimento da usina, até tornar-se a primeira em termos de produtividade no Estado do Rio de Janeiro.
O Visconde, instalado no Centro, homenageou a professora Helena Silva Barcelos Coutinho, que também dá nome a banda da instituição, uma mulher de muita fé e devota de Nossa Senhora do Carmo. Atuou no Colégio Visconde de Quissamã por mais de 30 anos como professora, coordenadora, vice-diretora e diretora. Paralelamente, lecionava no Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro, em várias disciplinas.
A Corporação Musical Professora Helena Silva Barcelos Coutinho conduziu o pelotão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e o pelotão das famílias. Os alunos do Proerd prestaram homenagem ao sargento da Polícia Militar Peter Amaral Fernandes, que atua no programa desde 2013 e realiza trabalho preventivo com os alunos das escolas municipais de Quissamã.
O pelotão das famílias representou a temática proposta para o ano letivo de 2019: “Educação para a vida: escola e família de mãos dadas”. A proposta deste projeto vai de encontro aos anseios dos profissionais da área, no que tange a participação das famílias na educação e na formação acadêmica dos seus filhos e filhas, pois em nossa sociedade, escola e família são as duas instituições responsáveis pela formação do ser humano, apesar de possuírem funções e objetivos distintos.
A Banda Marcial Guilherme Maia de Freitas, da Escola Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, acompanhou a secretaria municipal de Educação (Semed) e a Coordenadoria Especial de Cultura e Lazer. A Semed homenageou Rosângela Barcelos, professora há 28 anos da rede municipal, escritora do título silêncios, que atuou como diretora escolar, articuladora de diversos programas educacionais, sendo uma verdadeira apaixonada pelo encantamento de leitura e escrita.
A Cultura participou do desfile homenageando as professoras Cláudia Márcia Barcelos, da oficina de leitura; Dalva Pessanha, oficina de ballet clássico e jazz; Iara Paula, professora de música; e Leíze Maciel, professora de teatro; profissionais que dedicam-se ao ofício da arte há mais de 30 anos, formando novos talentos e encantando a todos com seus trabalhos.
A Corporação Professora Beatriz Silva conduziu as secretarias de Assistência Social e a Coordenadoria de Esporte e Juventude. A Assistência homenageou Unival de Souza, nascido em Morro Alto e fixou residência em Pindobas, onde foi presidente da Associação de Moradores. Alegra-se ao reunir os amigos anualmente para realização de quadrilhas. Há 19 anos, integra o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da pessoa idosa.
O Esporte homenageou Lúcia Helena Paula Pinto, amante do esporte, em especial do futebol e futsal; que atuou como atleta na equipe de futsal feminino adulto até 1985, a única existente antes da emancipação, onde se tornou treinadora da equipe, voluntariamente. Lúcia foi dirigente nos clubes Palmerinha e no Quissamã Futebol Clube, e atualmente trabalha com as turmas de iniciação esportiva e com o futsal feminino, que sempre foi sua maior paixão.
A Corporação Musical Projeto Construindo Sonhos entrou na avenida com a secretaria municipal de Saúde e o Rotary Club. A Saúde homenageou Geny dos Santos Souza, a “Tia Geni”, auxiliar de enfermagem, mais conhecida como a “parteira que trouxe à luz, mais de 3.000 filhos da nossa terra”. Os servidores também lembraram com carinho do médico Marconi Terra Cabo e de Marley Barcelos. O Rotary Club de Quissamã é composto por companheiros e companheiras do bem! Tem como lema “Dar de si, antes de pensar em si! o que podemos fazer para a nossa cidade?”.
A Banda Municipal de Carapebus conduziu as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca; de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, e a Guarda Municipal. A Agricultura homenageou Inácio Gomes da Silva, agricultor da localidade de Pindobas, pequeno produtor rural e fornecedor da agricultura familiar e da feira municipal. A Guarda prestou homenagem a Vagner José da Conceição, servidor há 22 anos, que inspira toda a corporação pelo seu espírito de liderança e dedicação à sua profissão. Atualmente, ocupa o cargo de subcomandante da Guarda Municipal, como lema de “ninguém ficará para trás”.
A Coordenadoria de Transporte encerrou a programação com o desfile de mais de 40 veículos zero quilômetro adquiridos pela atual gestão. O evento foi prestigiado pela prefeita Fátima Pacheco, pelo vice-prefeito Marcelo Batista, secretários, coordenadores, pelo presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha; vice-presidente Calico Leite; vereadores José Borba, Luiz de Acil, Xande Moreno e Chiquinho Arué; padre Marcus Vinícius Falcão, autoridades civis e militares da região e do Governo do Estado.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.