Desfile da Independência vai reunir oito escolas

A secretaria de Educação de Quissamã segue nos preparativos para o tradicional desfile cívico de 7 de setembro, que este ano comemora os 196 anos de Independência do Brasil. Inspirado no Hino da Independência, o evento terá como tema “Brava Gente Brasileira”. A programação acontecerá a partir das 8h, com a concentração dos alunos participantes na Rua Barão de Vila Franca, e em paralelo haverá a cerimônia de Hasteamento de Bandeiras nos jardins da Prefeitura. Já às 9h terá início o desfile.
A previsão é de que cerca de 640 estudantes do segundo segmento (6º ao 9º ano) participem do desfile cívico, além de profissionais da Coordenação de Gestão Pedagógica (COGEP) e representantes da Marinha do Brasil.
De acordo com a coordenadora da Educação Básica, Lúcia Elena da Silva Souza, a Lucinha, ao todo, oito escolas participarão das atividades e cada unidade será acompanhada por uma banda escolar. “Serão cerca de 80 estudantes por escola. Estão confirmadas a Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, Escola Municipal Professora Maria Ilka, Escola Municipal Professora Nelita de Barcelos dos Santos, Ciep 465 Dr. Amilcar Pereira da Silva, Centro Educacional Nova Escola (Cene), Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro, Colégio Estadual Visconde de Quissamã e Instituto Federal Fluminense (IFF). Para acompanhar o IFF e Cene, que não possuem suas próprias bandas, vamos contar com a participação das bandas escolares da Escola Municipal Professora Tânia Regina e da Escola Municipal Maria Professora de Lourdes”, disse a coordenadora.
Lucinha acrescentou ainda que todas as escolas participantes estão ensaiando as marchas com os alunos e falou sobre as expectativas. “Será um evento de grande importância e nossas expectativas são as melhores. As músicas a serem apresentadas foram selecionadas com base no Hino Nacional e no Hino da Independência. E é importante lembrar que desfile cívico é um momento para trabalhar com os discentes o patriotismo, o civismo e também abordarmos sobre cidadania. Além de ser uma forma de trabalhar com eles que podemos lutar por uma Brasil melhor”, ressaltou.
Para finalizar, a coordenadora falou da importância da população e familiares prestigiarem o evento. “Será um dia de festa. Tudo está sendo preparado com muito carinho e a participação da população é, sem dúvida, muito valiosa”, completou.