Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Desempenho do Bolsa Família no município tem reconhecimento

Desempenho do Bolsa Família no município tem reconhecimento

O Programa Bolsa Família (PBF) no município tem funcionado de forma a se destacar e receber reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que enviou mensagem elogiando o desempenho das atividades referentes ao mesmo. E os números provam isso, já que nas três taxas avaliadas apresenta valores acima da média nacional.
Com 3.493 famílias inseridas no Cadastro Único, sendo 1.687 beneficiárias do PBF, Quissamã apresenta, na Gestão das Condicionalidades Perfil Educação, a Taxa de Acompanhamento de Frequência Escolar (TAFE) de 95,22%, enquanto a média nacional é de 93,81%; na Taxa de Acompanhamento de Agenda de Saúde (TAAS), 98,02%; e a média nacional é 77,15%; e na Taxa de Atualização Cadastral (TAC), 88,72%; enquanto a média nacional é de 86,08%.
“Recebemos um e-mail do governo federal falando sobre a melhora no desempenho do município, no que se refere à efetividade de pagamento do Bolsa Família ao público-alvo. E segundo a avaliação dos últimos 6 meses, o mesmo tem melhorado consideravelmente. Acreditamos que seja pela forma dinâmica e rápida de atuar, atendendo à demanda com eficiência e qualidade. Essa avaliação positiva nos motiva a nos dedicarmos sempre mais”, falou a coordenadora do Programa Bolsa Família, Adília Carla Silva de Oliveira.
A dinâmica, segundo a coordenadora, é o sair das famílias que conseguem alguma independência financeira e não atendem mais aos critérios do programa e, por isso, são desligadas de forma imediata; e a adição de outras que estão à espera e atendem aos pré-requisitos, o que tem, efetivamente, agilizado o processo.
O atendimento para cadastro ou recadastramento acontece toda as segundas, quartas e quintas-feiras no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS I); às terças-feiras em Barra do Furado, no CRAS II; e às quintas-feiras, de 15 em 15 dias, na Casa Social da Penha. E também é realizado nos eventos do CRAS Volante e no Prefeitura Presente.
O Programa Bolsa Família é uma ação do Governo Federal de transferência de renda, direcionado às famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o País, que funciona a partir de agendas de controle na Saúde (com pesagem das crianças, gestantes e vacinação) e na educação, com o controle da frequência escolar de crianças e adolescentes.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.