Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Descarte ilegal de resíduos causa problema na rede de esgoto

Descarte ilegal de resíduos causa problema na rede de esgoto

Uma equipe da secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo de Quissamã esteve durante toda esta segunda-feira (17), no Centro da cidade, para desobstruir a elevatória da Estação de Esgoto Princesa Isabel. No último sábado (15), houve vazamento de esgoto nas proximidades devido ao acúmulo de areia e resíduos sólidos. No início do ano, os bairros Piteiras e Santa Catarina enfrentaram o mesmo problema.
O trabalho, que mobilizou homens, máquinas e caminhões, começou por volta de 7h e se estendeu até 16h, quando foram retirados areia e peças de roupa íntima, preservativos, embalagens de cigarro e até frascos plásticos de vacinas para bovinos.
O secretário Marcelo Batista disse que se fosse só acúmulo de areia, a elevatória suportaria até 30 dias em funcionamento sem causar transbordamentos. “O pior é que sempre encontramos resíduos que acabam forçando a capacidade das bombas, que queimam na maioria das vezes. Pedimos a população para redobrar os cuidados e evitar transtornos nos bairros”, explicou.
Ele acrescentou que técnicos de sua pasta estão estudando a possibilidade de instalação de filtros para minimizar o problema. “Com a filtragem, os impactos serão menores. O ideal seria o não lançamento de nada que não fosse esgoto na rede coletora”, disse.
Ligações – Outro agravante que compromete o sistema de esgoto são as ligações clandestinas, que vêm sendo identificadas em diversos pontos. Segundo Marcelo Batista, já foram constatados lançamento de esgoto e escoamento de água de chuva dos quintais das residências diretamente em galerias pluviais. “Vamos deflagrar uma campanha educativa para mostrar aos moradores os danos causados, e o que deve ser feito para manter a rede coletora de esgoto em plena operacionalização”, destacou.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.