Desafio da maternidade foi tema de roda de conversa

Um dia de conversa, esclarecimento e conscientização sobre “Os desafios da maternidade frente a realidade socioeconômica” aconteceu nesta quinta-feira (10), no auditório da Prefeitura quando, em dois horários, a prefeita Fátima Pacheco recebeu convidadas para uma roda de conversa, com uma plateia repleta de mulheres e mães do município, entre elas as servidoras e beneficiárias do programa municipal Renda Mínima.
O evento fez parte da programação de comemoração do Dia das Mães e, na parte da manhã contou com a participação da jornalista, psicóloga e deputada estadual Zeidan e a professora de sociologia e diretora da Revista África e Africanidades, Nágila Oliveira dos Santos. À tarde Fátima e Nágila contaram com a participação da ativista política Marilena Garcia.
No início de cada turno as presentes receberam informações da equipe da secretaria de Assistência Social e também de representantes da Saúde, que fizeram um trabalho de informação e prevenção sobre o Tabagismo e o Lúpus, já que era o Dia Internacional da Pessoa com Lúpus. “Nós falamos sobre Lúpus e Tabagismo, como forma de orientação e prevenção, que é o nosso objetivo. Temos um grupo que se reúne às quintas-feiras, as 15 h, no Centro de Especialidades, para aqueles que querem parar de fumar. Basta se informar lá mesmo e começar a fazer parte”, esclareceu a assistente social que trabalha com programas de saúde, Isabel Alves.
Na sequência as participantes explanaram sobre o assunto, cada uma abordando o tema dentro de suas perspectivas e experiências como profissionais e mães. Fátima falou da rede de apoio oferecida pela municipalidade às famílias, das conquistas que vem sendo construídas com a parceria das mesmas nas escolas. “Precisamos estar atentas, como mães, para o que acontece com nossos filhos e filhas, porque os malfeitores os estão assediando, oferecendo um dinheiro que parece ser fácil, mas que está tirando nossos jovens de suas famílias”.
“Parabenizo a todas através dessa prefeita que é mãe, mulher e dona de casa, e que sabe como é a luta do dia a dia. Esse encontro, mais do que de comemoração, é de reflexão. Isso é um avanço e mostra que Fátima sabe administrar e reorganizar a casa. E a nossa preocupação, como mães, é o futuro das nossas crianças e dos nossos jovens”, falou Zeidam
“Esse encontro é um espaço de reflexão sobre as grandes dificuldades da maternidade e do ser mulher e que acaba abordando reflexões que são do dia a dia e que muitas vezes estas mães não tem nenhum tipo de acesso a essas informações. E que muitas vezes faz com que percebam o que estão vivenciando nesse espaço doméstico, que muitas naturalizam a violência e os pequenos assédios como algo que faz parte do cotidiano, dos relacionamentos. E aqui em Quissamã temos uma quantidade grande de jovens que acabam sofrendo esses assédios. Como professora tenho acesso a essas informações e, quando são meninas, elas acabam sendo culpabilizadas por isso. Outra questão importante é que quando a mulher toma para si o papel de empoderar-se, de que isso não é normal, ela acaba na verdade passando essa reflexão para os filhos: sofrer violência não faz parte do casamento, sofrer abuso também não”, afirmou a mestra Nágila.
Segundo Marilena, que tem participado de outros eventos no município, novos caminhos se desenham no horizonte de Quissamã. “Sem dúvida alguma o município vive hoje um modelo de gestão bastante diferenciado, cercado de muito carinho e eficiência com que honra os programas sociais. Estamos aqui nesta tarde, além de comemorando antecipadamente o Dia das Mães, fazendo uma reflexão sobre o papel da mulher numa sociedade cadas vez mais complexa e difícil e, Infelizmente, violenta. Tenho certeza que Quissamã está indo por um caminho de realização, com o engajamento dessas mulheres”.
Além das convidadas, estiveram presentes secretários, subsecretários e coordenadores municipais, além do presidente da Câmara Municipal vereador Luciano Pessanha e os vereadores Cássio Reis, Calico e Luiz de Acil.