“Defesinha” reúne crianças e adolescentes em confraternização

O encerramento das atividades anuais do Projeto Agente Mirim de Defesa Civil (Defesinha) reuniu participantes e familiares na manhã desta sexta-feira (15) no auditório da Prefeitura de Quissamã. O evento foi aberto pela Banda Marcial Maria da Conceição Barcellos, da Escola Municipal Nelita Barcellos dos Santos, da localidade de Morro Alto, sob a regência de Gilmar Ferreira Gonzaga. A seguir, o professor Alrênio Barreto fez um solo de sax com repertório que encantou a plateia. As ações realizadas no ano foram apresentadas em um vídeo e os familiares apreciaram o desenvolvimento do trabalho. Crianças e adolescentes do CRAS I e II também participaram da programação, atuando em duas cenas de teatro e integrando o coral.
O Defesinha é uma parceria entre a Coordenadoria de Defesa Civil e a secretaria municipal de Assistência Social e envolve, aproximadamente, 200 usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Presente ao encontro, a prefeita Fátima Pacheco recebeu homenagem e destacou a intenção de ampliar o projeto em 2018. “A presença das famílias aqui hoje é muito importante e mostra que estamos no caminho certo. As crianças não são nosso futuro, são nosso presente”, frisou.
A coordenadora de Vigilância Socioassistencial, Gilcilene Lourenço, lembrou que um dos objetivos do projeto é proporcionar a integração e cultura na rotina dos participantes. “Apesar do breve período de atuação, a meta do serviço foi alcançada”, disse. A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, destacou o envolvimento de toda a equipe. “Fico feliz e emocionada com o resultado apresentado, de ver o sorriso no rosto das crianças”, acrescentou.
O secretário de Governo, Marcinho Pessanha, falou da importância da saúde, como um todo. “Não me refiro apenas a saúde física, mas a saúde da família, que envolve emoção, acolhimento e educação. Isso faz uma sociedade melhor”, citou.
Participaram ainda o coordenador da Defesa Civil, Marcos Alves, e sua equipe; a subsecretária de Assistência Social, Rosane Barreto; a diretora do CRAS I, Rosemar Lemos; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso; e Priscila Borges, secretária administrativa da coordenação de Saúde Bucal, representando o coordenador Marcelo Nogueira.