Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Defesa Civil orienta a população sobre como evitar as queimadas

Defesa Civil orienta a população sobre como evitar as queimadas

O longo período de estiagem em Quissamã, que já se estende há muitos dias, tem causado preocupação à equipe da Coordenadoria de Defesa Civil, que alerta à população do município sobre o perigo das queimadas nesta época do ano. A situação é ainda mais complicada, pois não há previsão de chuvas para os próximos 15 dias — segundo informações do Clima Tempo. Do dia 5 até esta quinta-feira (28) foram registrados 10 focos de incêndio na cidade. A população pode colaborar com a Defesa Civil, informando os possíveis focos, através do telefone 199 (ligação gratuita).
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Quissamã, Marcos Alves, eles buscam o apoio dos moradores, no sentido de evitarem jogar lixo às margens das estradas pelas janelas dos carros, o que pode ocasionar incêndios. “O que falta para o serviço ser mais tranquilo nesta época é tomar certos cuidados como evitar a queima de lixo e material orgânico, como galhos e capim seco que com os fortes ventos, têm chance de se expandirem, saindo do controle, alerta Marcos Alves.
Trabalhando com informações recebidas por moradores, a Defesa Civil vai ao local e, caso necessário, solicita ajuda da Guarda Florestal, equipe da Guarda Municipal, para montar a estrutura necessária ao combate das chamas. Caso fique fora de controle, o Corpo de Bombeiros, que está sempre ciente das ações desenvolvidas pela Defesa Civil no município, é acionado. Alves informou ainda que os focos de incêndio não estão acontecendo na restinga, mas sim em terrenos urbanos e áreas rurais, onde os moradores insistem na prática de queima de lixo.
O coordenador esclareceu ainda que as queimadas urbanas são consideradas crimes ambientais, segundo a Lei 9.605/1998, em seu Artigo 54, que diz que causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora e tem como pena s reclusão, de um a quatro anos, além de multa.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.