Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Defesa Civil orienta a população sobre como evitar as queimadas.

Defesa Civil orienta a população sobre como evitar as queimadas.

Na manhã desta quarta-feira (21), a equipe da Coordenadoria de Defesa Civil atuou em mais uma ação de combate à queimada no município. O fogo teria sido colocado em um terreno baldio na localidade de Sítio Quissamã para incinerar lixo. Apesar de ser crime ambiental, a prática tem sido cada vez mais comum na cidade, situação que vem causando preocupação. De março até esta quarta, foram registradas 18 queimadas entre intervenções urbanas, rurais e florestais.
Com isso, a Defesa Civil alerta sobre o perigo das queimadas, em especial nessa época do ano. No caso de ocorrências, a população pode colaborar informando os possíveis focos, através do telefone 199 (ligação gratuita) ou também pelo 2768-2956.
Recentemente Marcos Alves, coordenador da Defesa Civil, explicou a diferença entre incêndio e queimada. Sendo o incêndio considerado todo fogo que acontece em uma área urbana, em prédio ou indústria. Já a queimada ocorre em uma área rural e tem como origem a mata ou plantação. “É muito importante que as pessoas evitem colocar fogo seja em lixos, entulhos ou terrenos, pois essas ações configuram crime ambiental, tanto por prejudicar o meio ambiente, quanto pelos danos causados à saúde e riscos a população devido à proximidade de residências”, disse.
Entre os principais fatores que contribuem para a incidência de queimadas estão a queima de lixo, bitucas de cigarro no chão, e descarte incorreto de garrafas de vidro, por exemplo, que quando descartado em vegetação seca, passa pelo processo de combustão ocasionando o fogo.
Já sobre a retirada de entulhos e coleta de lixo, o Secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Júnio Selem reforça a importância da população ficar atenta aos dias de coleta. “É fundamental a colaboração dos munícipes para que possamos ter êxito no serviço. A gente pede que coloquem os entulhos e galhos nas ruas de acordo com as datas em que o caminhão passará nos bairros, para que assim possamos manter a cidade limpa”, enfatizou. em casos de dúvidas, ou solicitação de remoção de entulho, a população pode ligar para 22 2768-9300 ramal 9394.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.