Defesa Civil nas Escolas é lançado na Ignácio Hugo

Com um simulado de evacuação de área em função de uma ameaça de incêndio, a Coordenadoria de Defesa Civil, em parceria com a secretaria de Educação, iniciou, nesta quarta-feira (21), o projeto “Defesa Civil nas Escolas”, na unidade Ignácio Hugo, no bairro da Penha, com o objetivo de incorporar conceitos de redução de riscos de desastres e acidentes à educação escolar, tendo como público-alvo os alunos e funcionários da rede municipal de ensino.
“O projeto busca esclarecer as principais ameaças envolvendo as escolas e suas consequências, a sensibilização dos alunos e funcionários visando estimular a discussão do tema prevenção em ambiente escolar e familiar; além de prover noções de primeiros socorros e incentivo à cultura de prevenção”, explicou o coordenador Marcos Alves.
Segundo o coordenador, a expectativa é que no futuro, este trabalho venha a contribuir com a formação de gerações capazes de enfrentar, se adaptar e absorver impactos relativos a desastres, bem como contribuir para o retorno à normalidade com maior rapidez, ou seja, a construção de uma sociedade mais consciente.
Participaram do simulado 160 alunos da educação infantil, 5º ano do ensino fundamental e ainda a diretora da Escola Ignácio Hugo, Mara Massena, de funcionários e do subsecretário Ailson Barreto. As novas escolas a receber o projeto serão definidas em calendário elaborado pela Defesa Civil e secretaria de Educação. A previsão é que as ações ocorram a cada quinzena em uma escola diferente.
“Trabalhar com a prevenção de desastres em situações que podem ocorrer no dia a dia de nossos alunos e funcionários, preservando a integridade física dos mesmos, despertanto a conscientização de que Defesa Civil é uma tarefa de todos nós, é fundamental em nossa rede de ensino. Inclusive a LDB prevê a inclusão de noções de Defesa Civil nas escolas. Avaliamos essa ação como muito positiva, principalmente pela oportunidade da vivência na prática”, disse o secretário de Educação, Róbisson Serra.