Defesa Civil discute estratégias contra desastres naturais

Quissamã participou do encontro de representantes da Defesa Civil de sete municípios próximos a Macaé, que integram a Regional. A reunião aconteceu na manhã de quarta-feira (30), no Centro de Convenções, para definir estratégias de melhoria dos serviços desenvolvidos, como a unificação do Plano de Contingência, adesão ao Cartão de Pagamento para aporte de recursos federais em casos emergenciais e ampliação do projeto Cidade Resiliente. Quissamã já está cadastrado nesse projeto, que prevê a redução de desastres, como enchentes.
De acordo com o coordenador do órgão, major Eric Schueller, os municípios apresentaram planos preventivos com objetivos estratégicos, para cumprimento de suas metas. “O plano deve ser dinâmico e permitir a inclusão de alternativas perante as novas incidências que possam ter lugar com o tempo. Ele deve ser atualizado e revisto periodicamente”, frisou.
Schueller acrescentou que o Cartão de Pagamento, lançado pelo Ministério da Integração Nacional, vai agilizar a liberação de verbas federais para cobrir despesas com ações de socorro em situação de emergência ou estado de calamidade pública. “Temos conversado com os municípios que ainda não aderiram ao sistema, que prevê assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais às cidades afetadas”, ressaltou.
Cidade Resiliente – O coordenador da Defesa Civil Municipal de Quissamã, Marcos Alves, disse que a atual administração tem melhorado a capacidade de resposta a situações de risco. “A Defesa Civil tem papel fundamental no enfrentamento de desastres naturais. Com as transformações econômicas, sociais e ambientais, as cidades resilientes precisam estar preparadas para resistir a desastres”, lembrou.