Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Defesa Civil combate queimada que teria sido provocada por um raio

Defesa Civil combate queimada que teria sido provocada por um raio

A Coordenadoria da Defesa Civil de Quissamã, mais uma vez, mostrou agilidade, competência e profissionalismo no combate a uma queimada ocorrida na noite de segunda-feira (29), no bairro do Canto de Santo Antônio. O fogo teria iniciado após um raio ter atingido um poste de energia elétrica na localidade e provocado um curto circuito. Segundo o coordenador Marcos Alves, a equipe foi acionada por volta das 19h para verificar a ocorrência.
“Nossa equipe foi até o local e quando chegamos lá o fogo já estava em grandes proporções próximo às residências e da sede do Horto Municipal. Fizemos contato com o Corpo de Bombeiros informando sobre o nosso deslocamento para o local e acionado também a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – para caso houvesse a necessidade de um trator para fazer o arado – mas a Defesa Civil conseguiu extinguir o fogo não havendo a necessidade do uso do trator e nem mesmo do Corpo de Bombeiros”, conta Alves.
Na oportunidade, a equipe da Coordenadoria de Defesa Civil alerta sobre o perigo das queimadas nesta época do ano e em casos de ocorrências, a população pode colaborar informando os possíveis focos, através do telefone 199 (ligação gratuita) ou também pelo 27682956. Marcos também explica sobre a diferença entre incêndio e queimada. “O incêndio é todo fogo que acontece em uma área urbana, em prédio ou indústria. Já a queimada ocorre em uma área rural e tem como origem a mata ou plantação. Aqui, no município, por exemplo, temos um incidente muito grande de queimadas, o que de certa forma é bastante perigoso, porque sempre tem residências próximas”, disse.
Entre os principais fatores que contribuem para a incidência de queimadas estão a queima de lixo, bitucas de cigarro no chão, e descarte incorreto de garrafas de vidro, por exemplo, que quando descartado em vegetação seca, passa pelo processo de combustão ocasionando o fogo. Vale lembrar que as queimadas urbanas são consideradas crimes ambientais.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.