Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Decreto permite o funcionamento do comércio e define ações de prevenção

Decreto permite o funcionamento do comércio e define ações de prevenção

A Prefeitura de Quissamã publicou em seu Diário Oficial, edição 1072/04, desta terça-feira (7), o Decreto nº 2817, que dispõe sobre a liberação das atividades comerciais no município e as providências que deverão ser adotadas para prevenção dos funcionários e clientes, diante da pandemia de coronavírus. A ação segue a decisão do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que flexibilizou, via Decreto nº 47.025, para que municípios sem casos confirmados de Covid-19 pudessem, por meio da prefeitura, retornar com o funcionamento do comércio. Ao todo, 30 cidades obtiveram a liberação.
O secretário municipal de Desenvolvimento econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, lembra que todos devem fazer a sua parte no combate ao Covid-19. “Essa medida vem dar um alívio ao comércio, porém os empresários devem se atentar às orientações dos Decretos Municipal e Estadual, além dos cuidados preconizados pelos órgãos de Saúde. É importante salientar que o coronavírus não acabou e ainda não chegou em seu auge. Essa é mais uma parceria do município com os comerciantes da cidade. Cada um deve fazer a sua parte”, disse.

Confira o Decreto Municipal:

DECRETA: Art. 1º Fica autorizado o funcionamento irrestrito de todos os estabelecimentos comerciais existentes no território do município de Quissamã, ficando a presente autorização condicionada ao atendimento pelos mesmos das recomendações das autoridades sanitárias, especialmente, a necessidade da adoção de medidas que possibilitem o distanciamento físico entre as pessoas na área ocupada pela atividade, de modo a não se permitir aglomerações.

Art. 2º Para o efetivo funcionamento, os estabelecimentos comerciais deverão providenciar os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs para os seus empregados, conforme orientação das autoridades de saúde, devendo, ainda, realizar a desinfecção diária de todos os seus espaços, portas, móveis e demais utensílios, bancadas, balcões calçadas, mesas, cadeiras, maçanetas, banheiros, dentre outros.

Art. 3º Os estabelecimentos comerciais ficam obrigados a disponibilizarem aos clientes e frequentadores os itens de higienização das mãos recomendados pelas autoridades de saúde, tais como pia com água, sabão, papel toalha ou álcool em gel 70% (setenta por cento).

Art. 4º A Vigilância Sanitária Municipal, juntamente com as demais autoridades fiscalizatórias, deverão intensificar a fiscalização do cumprimento das condicionantes para o funcionamento do comércio, estabelecidas no presente Decreto, podendo ser adotadas as medidas individuais previstas em lei, tais como, aplicação de multas, interdição do estabelecimento e cassação do respectivo Alvará de Funcionamento.

Art. 5º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.