• Sem categoria

De palestra ao hip hop freestyle: Festival da Juventude aproxima jovens a diversos meios de cultura

Do rap ao sertanejo, do skate ao vôlei. O sábado (13) do Festival da Juventude teve uma programação variada para os jovens. Aconteceu o festival de skate, palestra com o multicampeão do vôlei Giovane, batalha de rap e terminou com o sertanejo. Festival é ambiente para troca de experiências, e enriquecimento de ideias, com diversas abordagens atuais e de grande interesse. Neste domingo (14) de Dia dos Pais, um grande show com Vitor Kley, encerra a programação, às 22h.

A esperada palestra do Giovane abordou “A glória é fruto de um excelente trabalho”. O ex-atleta lembrou vivências pessoais e contou bastidores das maiores conquistas do vôlei brasileiro.

“Meu propósito de vida é esse, compartilhar minhas vivências e histórias que tive com companheiros de time, porque independente de qualquer coisa, sempre trabalhamos em equipe, nunca individual. O que posso dizer é que estou indo pra casa muito mais feliz do que cheguei”, contou.

A prefeita Fátima Pacheco acompanhou de perto a palestra e destacou a importância da juventude aprender diretamente com um grande campeão do esporte brasileiro.

“Quissamã tem uma juventude vencedora. A presença do Giovane veio em um momento para enriquecer. Serve para sonharmos cada vez mais alto e entendermos que estar lá na frente com um lugar de destaque, depende da determinação e de aproveitar as oportunidades”, disse a prefeita.

Nas apresentações de Rap, o Mc Estudante levou o melhor do Funk, Rap e Rock Nacional, como Poesia Acústica, Poze, Rael da Rima, Charlie Brown Jr., entre outros. E como no Rap não pode faltar, rolou improvisação no estilo “freestyle”, encaixando o público da plateia nos versos das músicas. O Mc também comandou a esperada batalha de rap.

Na batalha, destaque para o grande campeão, o rapper “At10”, e o pequeno Allan Júnior, Juninho, de 9 anos, aluno do Tânia Regina, que também participou.

Campeão, At10 vai gravar uma música produzida pelo Mc Estudante, além de ter levado pra casa uma caixa de som. O segundo colocado, “Jota”, levou uma mini caixa de som. “Vinicin” ficou com um fone de ouvido e o Juninho levou uma Tv Box. Ambos ficaram na semifinal.

“Acredito que com esse evento o hiphop de Quissamã só tem a crescer. É uma cultura muito forte, pouco conhecida e que precisa cada vez mais de mais visibilidade”, opinou At10.

Na programação deste sábado (13) rolou o festival de skate com Lucas Diniz, pentacampeão estadual de skate, comandando a oficina com a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude. Na quadra, diversos obstáculos de modalidade olímpica do skate.

No estande da Secretaria Municipal de Assistência Social os jovens aproveitaram para emitir a Carteira de Trabalho Digital. Cerca de 15 Carteiras foram emitidas na sexta e sábado. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo auxilia os jovens na emissão de diversos documentos.

O jovem Caue da Silva Francisco está há um ano e meio no Programa Jovens em Ação e atua no setor de contabilidade da Prefeitura. “A cidade está cada vez mais nos oferecendo uma nova oportunidade. Estamos tendo mais motivação e bons momentos para lembrar da cidade, que está formando jovens promissores”, comentou.

Vini Santos comandou o show na voz e violão. Rolou também grafitagem, hip hop, palestra sobre álcool e drogas e apresentação de capoeira.

Um grande show com Felipe Braga encerrou o dia de atividades com chave de ouro, agitando o público com as músicas mais tocadas do momento.