Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Secretaria de Educação
  • Da dedicação à família à determinação nos estudos: quissamaense supera desafios e retorna à sala de aula através da EJA

Da dedicação à família à determinação nos estudos: quissamaense supera desafios e retorna à sala de aula através da EJA

A história da quissamaense Natália Maria do Espírito Santo, de 37 anos, tem letras um tanto quanto difíceis. A auxiliar de serviços gerais interrompeu os estudos quando decidiu se dedicar aos quatro filhos após o casamento, deixando de lado suas próprias ambições para garantir o bem-estar da família. Em 2023, tudo mudou. Os filhos cresceram e ela sentiu que era hora de voltar a investir em si mesma. Decidiu retomar os estudos e ingressou no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecido pela Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Educação.

A EJA em Quissamã é oferecida até a fase IX, com alunos dos 15 aos 70 anos. O Ciep Municipalizado Dr. Amílcar Pereira Da Silva é a única escola do município que oferece a modalidade e hoje conta com quase 150 alunos matriculados.

Determinada a alcançar seus objetivos, Natália hoje encontra-se na VIII fase e está prestes a concluir o ensino fundamental. Descobriu que o ambiente escolar oferece não apenas aprendizado acadêmico, mas também apoio emocional e social, o que torna sua jornada ainda mais significativa.

“Fiquei muitos anos sem estudar e resolvi voltar porque meus filhos cresceram. No final do ano termino o ensino fundamental e no ano que vem, se Deus quiser, estarei no ensino médio. Além de ter uma formação, a gente tem uma terapia, porque a gente faz amizade, conversa com os colegas, temos professores ótimos. Profissão, trabalho, tudo depende de estudo. Quem pensa que o futuro acabou só porque tem uma idade um pouco mais avançada, não acabou. Pretendo fazer curso, faculdade, me qualificar para concurso público, porque estamos aqui para conseguir um futuro melhor. Mas se a gente não tentar, não sair do comodismo, a gente não consegue”, incentivou Natália.

Natália percebeu que os estudos não só a capacitam a buscar uma profissão, mas também a ajudar seus filhos de formas que antes não se sentia capaz como nas tarefas escolares.

“Algumas atividades que eles precisavam fazer em casa eu não conseguia porque também não tinha estudos. Dificultou bastante a vida dos meus filhos. Mas hoje eu consigo, tanto para mim quanto para ajudar eles. Até pra mim era constrangimento dos meus filhos quererem uma ajuda e eu não conseguir. Mas hoje não, explico, ajudo a fazer. Então, é uma felicidade para mim e para eles também é um incentivo. Me vendo estudar, eles não vão parar”, relata.

O diretor administrativo do Ciep, Guilherme Crespo, destaca que a história de Natália é um exemplo de determinação, superação e amor pela família. Natália mostra que, independente da idade ou das circunstâncias, nunca é tarde para construir um futuro melhor. E ela encoraja a todos a se juntarem nessa jornada de aprendizado e crescimento, através do EJA ou de qualquer outra oportunidade educacional.

“Quem tiver pensando em vir, para de pensar, tome atitude e venha. Venha porque aqui é uma escola, uma família. Não só os professores e os diretores, mas todos os alunos estão aqui para ajudar os outros. Você que tem dificuldade, está com vergonha, é só chamar alguém, um aluno, e a gente está aqui pra ajudar também. Fazemos uma equipe, não só os professores e direção, mas a sala de aula em completo”, disse o diretor.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.