Cursos gratuitos de qualificação profissional começaram na última segunda-feira (03) em Quissamã

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria inédita com o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, iniciou na última segunda-feira (3), uma série de cursos com 18 modalidades e aproximadamente 400 alunos matriculados. O objetivo do convênio é promover a capacitação com foco na absorção pelo mercado de trabalho, aprimoramento do currículo, e a possibilidade do empreendedorismo.

O curso de Técnicas para Taifeiro Offshore, que começou no dia 3, tem previsão de término para 25 de outubro. Já o de “Excelência no Atendimento ao Cliente”, iniciado na terça-feira (4), a duração é um pouco maior e terminará dia 1º de novembro. Na próxima segunda-feira (10), começará o curso de Recepcionista em Meios de Hospedagem, terminando em 13 de março de 2023 e na terça-feira (11), o de Camareira em Meios de Hospedagem, com término previsto para 7 de março de 2023.

Francislei Souza, que atua na gerência de relacionamentos corporativos do Senac, esteve nas primeiras aulas para explicar aos alunos como funciona a metodologia e entregar os kits compostos por uma camisa, pasta, caneta e bloco de notas. “É a primeira vez que trabalhamos em parceria com a Prefeitura e estamos muitos felizes com o resultado obtido até aqui. O intuito é formar o maior número de alunos em diversos seguimentos e ter a menor evasão possível. Tudo dando certo, faremos novas parcerias no setor do turismo”, afirmou Francis.

Arnaldo de Queirós Mattoso, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, falou sobre a necessidade deste tipo de parceria. “Nosso objetivo em trazer uma unidade remota do Senac Campos para Quissamã, é de facilitar o acesso dos munícipes ao ensino profissionalizante com certificação do MEC e não medimos esforços para isso. A Secretaria de Educação nos ajudou cedendo o espaço físico e aproveito para reforçar um pedido aos alunos: absorvam o máximo de informações possíveis para que em breve possam colocá-las em prática”, afirmou Arnaldo.

Segundo o professor de seleção de atendimento, Tiago Guimarães, o curso tem objetivo de trazer ferramentas específicas para melhorar o atendimento ao público tanto no setor privado, quanto no público, além de trabalhar a qualidade do relacionamento interpessoal no decorrer das aulas, com horas de ensinamento. Letícia Rosa, aluna de 20 anos, deseja melhorar o currículo para arrumar um emprego na área. “Estudar sempre é bom, ainda mais no Senac. Participei do Programa Juventude Ativa e aprendi muita coisa com o curso que eles ofertaram também”, comentou.