Curso de Pintura Industrial forma a primeira turma

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, participaram, na noite de terça-feira (24), da formatura do curso de Pintura Industrial, que integra o Programa de Qualificação Profissional, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A primeira turma, com 25 alunos, iniciou as atividades com aulas teóricas no Ciep Municipalizado Dr. Amilcar Pereira da Silva e a parte prática foi desenvolvida no galpão do antigo polo de confecções, no bairro do Carmo.
Fátima destacou a importância da busca pelo conhecimento. “Em um mercado cada vez mais exigente, a qualificação faz a diferença. A Prefeitura não mediu esforços para oferecer este e mais outros cursos importantes com a chancela de uma instituição de renome como o Senai. Há uma expectativa pela retomada de investimentos na Bacia de Campos e nossos trabalhadores precisam estar prontos para novos desafios”, frisou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico elogiou o desempenho dos formandos, destacando que a turma teve 100% de confirmação. “Todos que iniciaram o curso estão concluindo. Isso demonstra o comprometimento dos quissamaenses com essa iniciativa do Município. Gostaria de ressaltar ainda a participação de três mulheres nessa primeira turma de Pintura Industrial, o que demonstra que não há barreiras quando a pessoa se dispõe a aprender”, completou Mattoso.
Com 30 anos de experiência na área, o quissamaense Denilson Moreno, o Binho, um dos instrutores do curso, ressaltou o empenho dos alunos. “Foram dois meses intensos, em que percebi o esforço de cada um. A resposta veio com notas excelentes e a certeza de que meus conterrâneos estão aptos para a profissão. Isso é gratificante”, concluiu.
A formatura contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha; dos vereadores Calico e José Borba, e do Técnico em Educação Wagner Nascimento Pinto, que representou o Coordenador de Educação Profissional do Senai, Hans Peter Jost.
Este ano vão ser realizados seis cursos; em 2018, 22, e em 2019, 10. De acordo com o edital, o público alvo é 100% do município e é formado 50% por pessoas beneficiadas pelos programas sociais, e a outra parte por concorrentes, com prioridade para desempregados, pessoas que não possuem cursos de qualificação e com mais idade.