Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Curso de mecânica será opção durante o Detran Presente

Curso de mecânica será opção durante o Detran Presente

Além de serviços, o Detran Presente também vai levar conhecimento para os moradores de Quissamã neste sábado (2), no pátio da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro. Durante o mutirão, será oferecido o curso gratuito de mecânica “Oficina para todos”. As aulas ensinam técnicas de como manter os veículos em bom estado, noções de funcionamento e mecânica dos carros.
Estão disponíveis 30 vagas para os cursos e as aulas serão realizadas das 10h às 12h. As inscrições já estão abertas no site (www.detran.rj.gov.br). Nos últimos quatro meses, o curso já formou mais 150 cidadãos que saíram do Detran Presente com seus certificados em mãos. “O curso de mecânica é um sucesso. Primeiro as aulas eram voltadas somente para as mulheres. A procura foi tão grande que abrimos as inscrições para os homens. Durante o curso, os alunos saem diretamente da sala de aula e vão para o carro aprender na prática. Este é o espírito do Detran Presente”, destaca Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.
Agendamentos abertos – Os cidadãos de Quissamã poderão emitir a primeira e a segunda via de carteira de identidade, renovar a Carteira de Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual de veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão. Durante o evento, que acontecerá de 9h às 16h, de acordo com a demanda para os serviços prestados sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para atendimento.
Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros – como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação – precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040. Além dos serviços, o Detran também fará ações educativas para os participantes.
O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. O Detran Presente já passou por 10 cidades, em 13 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré e Francisco Bicalho), Queimados, Campos dos Goytacazes e Rio das Ostras. Em Quissamã, a ação atende a um pedido feito pela prefeita Fátima Pacheco à direção do Departamento de Trânsito, durante reunião realizada, no início de agosto, em seu gabinete.
Emissão de habilitação gratuita – Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas carteiras de habilitação furtadas ou roubadas emitirem a segunda vida gratuitamente. Para a realização do pedido é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.
Com a comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir o documento. Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.
Exames médicos e psicológicos – Os cidadãos também poderão realizar exames médicos e psicológicos para os serviços de Habilitação. O exame médico custará R$74 e o psicológico, R$ 106. O pagamento deverá ser feito somente em dinheiro. O exame toxicológico não será oferecido. No entanto, os motoristas que levarem este exame já realizado poderão dar continuidade ao processo no local. Os exames médicos e psicológicos fazem parte dos atendimentos para Habilitação, como emissão da primeira carteira, renovação e mudança de categoria.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.