Cultura e Lazer premia profissionais do carnaval

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido e que garantiu o sucesso do Carnaval 2017, a Prefeitura de Quissamã, através da Coordenadoria Especial de Cultura e Lazer, fez entrega na manhã de sexta-feira (03), no anfiteatro do prédio da Administração, de troféus de Participação Especial aos representantes de bois, blocos, bandas e minitrio, além dos diversos profissionais que fizeram a festa de Momo acontecer, como DJs, policiais e guardas municipais.
A abertura do evento foi feita pelo coordenador especial de Comunicação Social, Paulo David Nogueira, que explicou que, diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, chegou-se a pensar em não fazer o carnaval mas, mesmo com orçamento apertado e todas as dificuldades, a certeza de levar alegria novamente ao povo quissamaense fez a prefeitura transpor barreiras e realizar o carnaval. E que ficou a certeza de que o carnaval foi um sucesso, com a preferência pelos artistas locais, que são amigos do município e que muitas vezes não tinham oportunidade de fazer parte da programação oficial e que fizeram o Carnaval da Família a melhor festa de todos os tempos.
“Fico emocionado porque venho à frente desse circuito de cultura e lazer há muito tempo e, a cada ano, a surpresa é maior. Mas esse ano, foi surpreendente. Porque antes tínhamos um orçamento maior, que nos permitia trazer bandas grandes e conhecidas e uma estrutura muito boa. A minha emoção hoje é porque nesse momento de crise que vive o país inteiro e que não é diferente em Quissamã, fizemos um carnaval de casa, com a participação das famílias e tivemos esse resultado. Isso, para mim e para a prefeita Fátima, é de grande valor, porque nossa intenção é essa, valorizar sempre o que é da nossa terra, as pratas da casa que fazem a diferença. Não senti falta dos grandes trios, dos grandes nomes da música. Muito pelo contrário, as nossas bandas, que sempre atenderam as festas de nossas comunidades, fizeram parte e brilharam e foram muito melhores que bandas de determinados nomes por aí”, falou o coordenador especial de Cultura e Lazer, Oscar Luis Chagas.
Em sua fala a prefeita Fátima Pacheco agradeceu a todos pela dedicação e empenho em fazer o carnaval acontecer de forma tão satisfatória. “Quando começamos a pensar o carnaval mantivemos os pés no chão e chegamos ao modelo enxuto que incluía minitrio e bandas locais. Nos reunimos com o pessoal dos blocos e bois e o resultado foi esse que vimos. Também na questão de segurança, contamos com um trabalho eficiente, que permitiu a presença das famílias nas ruas. E destaco a participação da Banda Musical União Quissamaense, uma banda centenária, relíquia de Quissamã, e que estará presente nas festas do município. Outro ponto alto foi a participação dos blocos, que fizeram a diferença nesse carnaval. É impressionante o número de participantes, que levaram alegria e lotaram a avenida. Eles mesmos se cotizaram, fizeram abadá e alugaram o espaço para concentração. Entramos com a estrutura de minitrio, banheiro químico, segurança e decoração, mas eles por conta própria sairiam e essa junção foi muito importante. Os bois e a participação das bandas locais também foi importante. Outra coisa emocionante foi a Banda Levanta Saia puxando o Bloco das Piranhas. A alegria não está só na banda ou no grande trio, mas sim na atitude dos quissamaenses que, com trio, minitrio ou uma caixinha de som vai para a rua e faz uma festa do tamanho dessa que tivemos.. Por isso essa homenagem é justa e uma forma de agradecer a cada um por essa parceria que beneficiou a todos. E será essa junção de forças que irá ajudar a reerguer a nossa cidade, sair dessa situação difícil de desemprego, insegurança e dificuldades que assola Quissamã com a queda de arrecadação. Mas tenho certeza que essa energia vai ser para construir dias melhores”.
Receberam a premiação os blocos Meu Bem Vou Ali e Já Volto, As Poderosas, Beber Cair e Levantar, Orgulho de Ser Cenecista, Alô João Francisco, Os Brabos, Rubro-Negro; os bois Serubim, Imperador, Setão, Porreta; as bandas Ex Energia, Os Morenos do Forró, Os Piratas do Forró, Levanta Saia, Catukai e Banda Musical União Quissamaense; DJs Alex Ferreira, Robson Campos, Maelson Charles e Gugu. Também foram homenageados a Polícia Militar, Guarda Municipal e equipe do Minitrio DG.
Além dos homenageados, estiveram presentes ainda o vereador José Borba; os secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, e de Fazenda, Leilson Lyra; o coordenador especial de Segurança Pública, Janderson Chagas; o coordenador da Guarda Municipal, Arilson Barros.