Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Cuidados com a dengue devem ser redobrados

Cuidados com a dengue devem ser redobrados

Nesta época do ano, as chances do mosquito Aedes aegypti se reproduzir aumentam, pois a temperatura elevada e as chuvas constantes oferecem condições ideais para sua proliferação. Por isso, o setor de Vigilância Ambiental em Saúde de Quissamã pede que a população tenha cuidado redobrado. O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus.
Este ano, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LiRAa) foi realizado na semana de 15 a 19 de outubro. “Foram realizadas 791 inspeções aos imoveis da área urbana onde foram encontrados dois focos do mosquito Aedes aegypti, o que representa um índice de infestação de 0,3%, que coloca o município em baixo risco de surto ou epidemia das arboviroses. É importante ressaltar que este resultado deve ser comemorado, porém não podemos descuidar de nossas casas e quintais”, pontuou Leonardo Chagas, coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde do município.
A prevenção é a melhor forma de evitar as doenças transmitidas pelo mosquito. É simples e rápido combater o Aedes aegypti. Entre as dicas a serem seguidas estão fazer o descarte correto de garrafas pet e de vidro; manter os ralos com telas e vedados; deixar a tampa do vaso sanitário sempre fechado ou vedado com plástico; manter a piscina sempre limpa; lavar o coletor de água atrás da geladeira, pelo menos uma vez por semana, assim como as bandejas de ar condicionado; limpar e nivelar as calhas; guardar baldes e vasos de plantas vazios em local coberto e com a boca para baixo.
“É importante lembrar que as medidas preventivas contra o mosquito da dengue devem ser observadas uma vez por semana, pois o ciclo de desenvolvimento do Aedes é de aproximadamente sete dias, portanto se eliminarmos focos e criadouros uma vez por semana estaremos garantindo que ele não se desenvolva na nossa casa, no nosso bairro e no nosso município”, completou Leonardo.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.