Crianças têm dia de magia e encantamento no Sarau Literário

Um dia de música, teatro e muito encantamento para os alunos do maternal 2 ao 1º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino, com o Sarau Lítero-musical organizado pela equipe da coordenação de Estímulo à Leitura e Oralidade. O evento aconteceu nesta quarta-feira (30) e reuniu centenas de crianças e seus professores, no anfiteatro da Prefeitura de Quissamã, em duas sessões, uma pela manhã e outra à tarde.
Abrindo os trabalhos, o grupo ‘Cirandarte’, de Campos dos Goytacazes, apresentou o espetáculo “Vinícius é o que é. A arca é de Noé!”, que levou vários dos pequenos alunos ao palco em um trabalho de interação permanente, com música e diversão, o que foi motivo de muitos risos e aplausos por parte dos presentes. E, na sequência, os professores extraclasse se apresentaram com um musical adaptado dos “Saltimbancos” e baseado no livro “Arca de Noé”.
Com apresentação de musicais, poemas e coreografias, grupos de alunos de cada escola se apresentaram também nos dois períodos, mantendo a alegria e animação de todos. Os alunos da Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo apresentaram o teatro ‘Menina Bonita do Laço de Fita’; os da Escola Ignácio Hugo de Souza, o musical ‘A Galinha da Angola e os Amigos’ e um musical em Libras; da Délfica de Carvalho Wagner, o conto ‘Era uma vez o gato Xadrez’; da Carlos Roberto Cruz Filippino, a coreografia ‘O Rap dos Bichinhos’ e uma história coletiva ‘Os bichinhos’.
Também se apresentaram os alunos da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, com a performance do poema ‘O Pato Pateta’; da Escola Professora Nelita Barcelos dos Santos, cantiga de roda ‘A Canoa Virou’; da Escola Professora Tânia Regina de Paula, interpretação de ‘A Orquestra dos Bichos’; da Escola Professor Miguel Ângelo, o poema ‘O Gato Xadrez’; da Escola Professora Regina Celi Passos, a cantiga ‘Arca de Noé’; e, fechando a programação, o grupo da Sementes do Futuro com o musical ‘Arca de Noé’.
“O sarau foi uma forma de unir realidade e fantasia, abarcando todos os temas da vida. Não há instrumento mais completo para desenvolver a oralidade, a reflexão, a crítica e a criação do que a literatura contada, cantada e dançada. E ninguém pode negar que tais fatores são importantes para a aquisição do hábito verdadeiro e espontâneo do prazer de ler”, afirmou coordenadora Rosângela Barcelos.