Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Crescendo Juntos: projeto distribui mudas de árvores às mães de recém-nascidos

Crescendo Juntos: projeto distribui mudas de árvores às mães de recém-nascidos

A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e por meio do Projeto Crescendo Juntos, realizou na manhã desta sexta-feira (24), a entrega de mais uma remessa de mudas, incluindo árvores frutíferas e ornamentais da Mata Atlântica. O projeto visa incentivar o plantio, possibilitando um olhar cuidadoso com a natureza e o provimento de alimento.
Destinado às mães quissamaenses com filhos recém-nascidos – acompanhadas pela equipe de pré-natal da Unidade de Saúde da Família – USF, o projeto Crescendo Juntos foi criado há um ano e é composto por três passos que aproximam e multiplicam vidas: o pré-natal, o pós-parto e a entrega da muda escolhida pela família.
O pré-natal é acompanhado pela equipe da USF e dos pais do bebê. Durante esse período, ocorre a apresentação do projeto e das opções de mudas da época, adesão e inclusão no grupo de mensagens instantâneas. No pós-parto, acontece o processo de adoção da muda dando direito à visita técnica agrícola no “novo lar”, ou seja, local de plantio da muda adotada.
De acordo com o cronograma, o último passo é a entrega da muda com o acompanhamento tanto da equipe USF, quanto dos profissionais da Agricultura e os familiares.
– Fazemos uma visita multidisciplinar com avaliação técnica agrícola e alternativas de mudas ideais ao espaço do novo lar, com a preparação da terra e o plantio, afirmou Raphaela Santos, engenheira agrônoma da secretaria de Agricultura.
Cabo ainda aos profissionais da Unidade de Saúde da Família o monitoramento dos bebês, mas também das árvores, nas consultas pediátricas que sucedem ao nascimento. Ao todo, são dez tipos de mudas: ipê, acerola, abiu, jabuticaba, amora, jambo, pau-brasil, sibipiruna, ipê-mirim e murta, que vão crescer e florescer com os bebês, à medida que eles forem se desenvolvendo.
– Nós temos um carinho muito grande por este projeto. Com a articulação da enfermeira Sheila Batista junto à secretaria de Agricultura e o engajamento das enfermeiras Gláucia Schuabb, Conceição de Maria e eu, iniciamos em setembro de 2020 a distribuição das mudinhas para nossas crianças e famílias. Inicialmente foram contempladas as USF do Carmo, Machadinha e Santa Catarina. Este ano ampliamos para a Unidade de Alto Grande, destacou a enfermeira Suzana Almeida.
Suzana avalia que o retorno tem sido positivo: “quando as mães comparecerem à USF, elas nos contam como está a planta e como tem sido o crescimento junto a criança. Trabalhamos a importância de se plantar algo, exercitar a espera, para uma colheita no futuro. Ao plantarmos uma árvore hoje, estamos plantando um futuro. Eu brinco que em Santa Catarina teremos um pomar muito em breve, concluiu.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.