Creches e escolas de Quissamã prontas para o retorno dos alunos do Maternal I e Pré-escola

Na próxima segunda-feira (18), mais um segmento escolar retorna às aulas presenciais em sistema híbrido, na rede municipal de Quissamã: a Educação Infantil. Alunos do Maternal I e da Pré-escola das creches e escolas voltam às salas de aula para a conclusão do ano letivo de 2021. No dia 4 de outubro, foram os alunos do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
No CMEI Manoel Ribeiro, está tudo pronto. Dos 125 alunos matriculados no Maternal I, 90 optaram pelo ensino híbrido presencial. Segundo a diretora administrativa, Jéssica Barreto, as aulas serão em turno único, de 8h às 11h: “os alunos serão recebidos com desjejum às 8h30 e almoço às 10h30, sempre dentro de sala de aula e com materiais descartáveis”, explicou.
A coordenadora adjunta da COGEP – Coordenação de Gestão Pedagógica, Fabiany Koch, esteve nesta quinta no CMEI Manoel Ribeiro e conversou com os professores: “com muita alegria, no dia 18 vamos retornar com as nossas crianças. Creche sem criança não tem graça, as salas podem estar lindas, mas criança traz esperança pra gente continuar. Chegou o momento de retornar com os nossos pequenos”, comemorou Fabiany.
A diretora pedagógica da unidade de Caxias, Renata Palmeira, ressaltou que os alunos terão materiais individuais (lápis de cor, pincel, brinquedos pedagógicos, dentre outros). Os professores receberam EPIs (jaleco, máscara facial e álcool em gel).
Em nome do corpo docente do CMEI Manoel Ribeiro, a professora Rita Licassali falou sobre a expectativa: “com muita alegria nós vamos receber nossas crianças na segunda-feira, com tudo muito bem organizado e com muito amor, que é o mais importante nesse momento. Estamos muito felizes e ansiosos por isso”, frisou.
A retomada das aulas na rede pública de Quissamã segue o Plano de Retorno às Atividades Presenciais das Escolas Públicas Municipais. O documento foi elaborado por meio de um processo de escuta de uma Comissão com pais e servidores da Educação e tem como base pesquisas e recomendações de várias instituições como a Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz. O Plano traz orientações gerais nos campos da biossegurança, pedagógico, socioemocionais e vai servir de norte para que as escolas, tanto as municipais quanto as particulares, estaduais e federais possam se orientar sobre os protocolos essenciais.