Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Assistência Social
  • Cras Santa Catarina comemora aniversário de três anos sendo referência no atendimento territorializado

Cras Santa Catarina comemora aniversário de três anos sendo referência no atendimento territorializado

Nesta segunda-feira, 3 de outubro, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras III) de Santa Catarina completa três anos a serviço da comunidade. Atualmente, a unidade possui cerca de 1,4 mil famílias cadastradas, atende bairros adjacentes e oferece equipe itinerante.

O CRAS disponibiliza a descentralização os serviços da Assistência Social nos bairros, permitindo maior proximidade da população com atendimentos da equipe multidisciplinar, formada por Assistentes Sociais e Psicólogos, além de acesso a benefícios, serviços e programas socioassistenciais.

“Indo na contramão de diversos municípios do país, temos aumentado a oferta de serviços de proteção social básica, fortalecendo a Política Nacional de Assistência Social. Quando existe um Cras num bairro distante, estamos cumprindo a lei, fazendo com que o território tenha cobertura e a Política de Assistência Social chegue para a população de uma forma mais aproximada, facilitando o acompanhamento dos famílias”, comentou o Coordenador do CRAS de Santa Catarina, Joilson Gomes.

No último ano, o Cras implantou o serviço com equipe itinerante. As visitas técnicas são realizadas de forma sistemática nos bairros que a unidade abrange para verificar o acesso da população aos serviços ofertados.

Através da rede de proteção básica são ofertados benefícios eventuais (cesta básica, gás de cozinha, auxílio-moradia, tarifa social de energia elétrica), serviços e programas socioassistenciais (Primeiros Passos, Criança feliz, Agente Mirim, Jovem em Ação, Renda Mínima, Benefício de Prestação Continuada – BPC – e o Programa de Atenção ao Idoso, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

Segundo a Secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são espaços onde a população busca a garantia dos seus direitos básicos. “O governo municipal vem trabalhando para descentralizar o atendimento e levarmos os Cras nas comunidades, como temos feito em Caxias, Sítio, Barra do Furado, Santa Catarina, Penha, além do trabalho com equipes itinerantes. O Cras traz a política de assistência social como um patamar de direito, que é preconizada pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, disse.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.