Cras de Santa Catarina recebe mutirão de atualização do CadÚnico

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria municipal de Assistência Social (Semas), promoveu mais um mutirão para cadastro e atualização de dados referentes ao CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais. Nesta quinta-feira (30), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) escolhido foi o de Santa Catarina. A Secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, acompanhou o atendimento.
O atendimento nos mutirões é apenas para as pessoas que já possuem agendamento. “As pessoas são chamadas pela equipe do Cras. Nosso objetivo é adiantar o atendimento de quem já está aguardando no agendamento. Seguimos com a ideia de zerar as filas de agendamento e possibilitar que as famílias possam ter acesso aos programas sociais de forma mais tranquila”, destacou a Secretária.
Serviço garante a identificação das famílias de baixa renda no município para inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda. Também impede a remoção do beneficiário do sistema e, consequentemente, o bloqueio de benefícios.
“É importante que aconteça essa atualização ou cadastramento para que seja garantido a proteção social e evitar possíveis bloqueios ou cancelamentos dos beneficiários. O Cadastro é formado por informações sobre as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelo Estado e pelo município para promoção de políticas públicas capazes de oferecer uma melhor qualidade de vida à essas famílias”, explica o coordenador do Cras de Santa Catarina, Joílson Gomes.
Em caso de atualização, o usuário deve portar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento dos filhos, RG e CPF dos filhos, declaração escolar, conta de luz atualizada, CadSUS e número da família no Posto de Saúde, comprovante de renda e certidão de óbito. Para agendamento, o usuário precisa informar apenas o nome completo.
Em último levantamento feito pelo Ministério da Cidadania, Quissamã tem a quinta melhor Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do CadÚnico do Estado. O município conta com cerca de 5,7 mil famílias inseridas no CadÚnico, sendo 89,3% acompanhadas pelo governo municipal. A cidade também se mantém acima da média nacional, com 67,7% de acompanhamento.
Capacitação – Devido aos bons números apresentados pelo CadÚnico em Quissamã, o município foi escolhido pelo Governo do Estado para sediar uma capacitação regional que vai acontecer em setembro, entre os dias 13 e 15.