• Assistência Social

Cras Caxias recebeu mutirão do CadÚnico nesta quarta (26). Agenda inclui mais dois locais até o final do ano

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria municipal de Assistência Social (Semas), promove mais um mutirão para cadastro e atualização de dados referentes ao CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Caxias recebeu a ação nesta quarta-feira (26), abrindo o mutirão da última agenda do ano.

Os mutirões acontecem sempre das 8h às 16h. O próximo será no dia 7 de novembro, na Casa Social da Penha. Encerrando a agenda do ano, o Cras de Santa Catarina recebe a ação no dia 24 de novembro, seguindo planejamento da Assistência Social para garantir a proteção social e evitar possíveis bloqueios ou cancelamentos dos beneficiários.

A Secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, ao lado da Subsecretária Valquíria Barcelos, acompanhou o a ação em Caxias e ressaltou que o atendimento nos mutirões é apenas para as pessoas que já possuem um pré-agendamento. “Seguimos a agenda de mutirões para esse ano com as pessoas pré-agendadas. Os Centros de Referência fazem parte dessas ações, possibilitando acelerar os atendimentos para as famílias que necessitam do CadÚnico para acesso aos programas e benefícios, assim, adiantando o atendimento de quem está aguardando no agendamento e zerar as filas”, disse a Secretária.

No Cras de Caxias, a coordenadora Lígia Nogueira, destacou que foram antecipados atendimentos de pessoas que estavam agendadas para os meses de novembro, dezembro e janeiro do próximo ano. “Os mutirões são sempre positivos, já que a equipe do Cadastro Único consegue antecipar a agenda de atendimento. No caso de Caxias, antecipamos os atendimentos agendados para até a primeira semana de janeiro. Isso possibilita acelerar os atendimentos para as famílias que necessitam do Cadastro para acessar os Programas e benefícios quanto possibilita a abertura de mais vagas de atendimento”, comentou.

São cerca de 120 atendimentos distribuídos entre a parte da manhã e à tarde durante os mutirões, e o CadÚnico tem agenda aberta durante todo horário de funcionamento dos Cras e Casa Social da Penha. O agendamento pode ser feito durante todo dia, das 8h às 11h30 e 13h30 às 16h, nos Cras. Na Casa Social o atendimento acontece das 9h às 11h.

Em caso de atualização, o usuário deve portar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento dos filhos, RG e CPF dos filhos (se houver), declaração escolar, conta de luz atualizada, CadSUS e número da família no Posto de Saúde, comprovante de renda e certidão de óbito (em caso de atualização).