Conselho Municipal de Saúde realizará a 14º Conferência de Saúde nesta terça (13) e quarta-feira (14)

O Conselho Municipal de Saúde vai realizar a 14ª Conferência de Saúde nesta terça (13) e quarta-feira (14), sempre às 13h30, com o tema Saúde de Quissamã: direito e dever de todos. Em função da pandemia de Covid-19, esse ano o evento será virtual para evitar aglomerações. Já as pré-conferências foram presenciais, seguindo as medidas sanitárias que garantiram reuniões com segurança. O evento será transmitido pelo Youtube da Prefeitura de Quissamã (https://www.youtube.com/PrefeituraMunicipaldeQuissam%C3%A3)
As Conferências de Saúde são os principais espaços democráticos de construção de políticas de saúde no país, compondo o controle social para a deliberação e fiscalização, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Elas podem ser definidas por um amplo fórum de debates com a participação de representantes da sociedade civil e do governo, sempre com a finalidade de avaliar, planejar e definir as ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública.
Segundo o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Araquem Avenia, no momento de crise sanitária mundial, a participação da sociedade é fundamental tanto nas pré conferências, quanto na conferência, para determinar as políticas de saúde, que serão desenvolvidas nos próximos quatro anos, conforme tradição da atual gestão municipal.
As pré-conferências foram coordenadas pela equipe de Saúde da Família, nas escolas de cada região e nelas, elencadas as prioridades, segundo as necessidades expostas por todos que utilizam o serviço. Também teve um questionário disponível no site para que fosse respondido, visando complementar as informações obtidas nas reuniões.
“No primeiro ano de governo é elaborado o plano plurianual, que é um plano de todas as secretarias para ser desenvolvido durante a gestão. Para a construção do mesmo, a Secretaria de Saúde fez as pré-conferências presenciais, que teve como objetivo principal a participação da população para ouvir os usuários, os profissionais e o governo, além da conferência virtual”, explicou Delba Barros, coordenadora de Planejamento em Saúde.
A Conferência contará com a presença de três palestrantes, o médico Franco Scariot, cirurgião Geral e Oncológico em Caxias do Sul – RS, Mestre em Filosofia e Doutorando em Bioética pela Universidade do Porto – Portugal; a enfermeira Solange Belchior, diretora da Associação Brasileira de Enfermagem do Rio de Janeiro e Conselheira Estadual de Saúde; e o médico, Dr. Helvo Slomp Júnior, pós-doutorando, professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé.

Início (1º dia) – terça-feira – 13 de julho de 2021
14h – 14h20: Abertura da Conferência – Secretária Municipal de Saúde Renata Fagundes e demais autoridades
14h20 – 14h35: Avaliação da gestão do Conselho Municipal de Saúde
Apresentação: Carol Pessanha – Presidente do Conselho Municipal de Saúde – Representante do Conselho Regional de Serviço Social
14h35 – 14h50: Vídeo: Saúde em Quissamã. Apresentação: Sabrine Santos Pereira – Subsecretária Municipal de Saúde
15h – 16h: Mesa redonda: “Saúde: Direito e Dever de todos”. Palestrantes:
Franco Scariot – Cirurgião geral em Caxias do Sul, doutorando em Bioética na Universidade do Porto / Portugal;
Solange Belchior – Enfermeira, Diretora da Associação Brasileira de Enfermagem do Rio de Janeiro e Conselheira Estadual de Saúde
Mediadora: Simone Flores – Administradora hospitalar e Presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores
16h – Encerramento

2º dia – 14 de julho de 2021