Conselho de Contabilidade capacita profissionais para atender gestores

Quissamã sedia nesta segunda (25) e terça-feira (26), no anfiteatro municipal, o Seminário Itinerante de Contabilidade no Setor Público. A iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio (CRCRJ), com apoio da Prefeitura, foi aberta pela prefeita Fátima Pacheco, que deu boas vindas aos participantes e destacou o papel do profissional na administração pública.
– Temos profissionais qualificados que conhecem a realidade do nosso município, e que perto de alcançar nove meses de governo conseguiram colocar as contas públicas em dia, como pagamento de encargos sociais e outros benefícios. Avançamos em um momento de crise, se comparado a outras cidades que tiveram de praticar cortes e ainda não sanearam suas dívidas – disse.
A secretária municipal de Fazenda, Simone Moreira, disse que o seminário é uma oportunidade para todos. “Participam do evento, que tem como principal finalidade a capacitação e a prestação de informações, servidores da Fazenda, Controle Interno, Patrimônio, Almoxarifado e Desenvolvimento Econômico. Quissamã quer a parceria com o Conselho Regional”, ressaltou.
O CRCRJ realizou até agosto deste ano 286 cursos, envolvendo cerca de 11 mil profissionais. Segundo o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Waldir Ladeira, a meta da entidade é atingir todos os municípios fluminenses. “Estamos trabalhando para capacitar os profissionais de Contabilidade e levar informações aos gestores”, falou.
Participaram ainda da abertura do seminário, os delegados regionais do CRCRJ, em Macaé, Jussara Garcia Vidal, e em Campos, Roberto Nascimento, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Quissamã, Luciano Lourenço; o subsecretário de Governo, Edmilson Santos; a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães e coordenadores especiais de Gestão, Udete Mota Ferriol, e de Transporte, Fábio Castro; além dos vereadores José Borba e Luiz de Acil.
Curso – As palestras foram abertas às 9h30, com os temas “O CRCRJ e o desenvolvimento profissional contábil”, com o conselheiro José Alves de Alvarenga e “Contabilidade Patrimonial: Créditos a receber e Ativos Contingentes”, com o membro da Comissão de Área Pública do CRCRJ, Elias Costa Martins. Após o almoço, acontece durante toda a tarde, o curso com 12 horas-aula “Escrituração e Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – Teoria e Prática”, com a responsável pela implantação de Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor público, Cristiane Berriel. O curso prossegue nesta terça (26) pela manhã e à tarde, quando será encerrado o seminário.