Conselheiros Tutelares participam de capacitação

A equipe do Conselho Tutelar de Quissamã participou de capacitação na plataforma digital do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Sipia CT Web. O treinamento, iniciativa da secretaria municipal de Assistência Social, foi ministrado pelo coordenador estadual do Sipia e representante da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), Rodney Oliveira, que acompanhou a entrega de um veículo zero quilômetro ao Conselho.
No curso, os conselheiros conheceram os benefícios que a plataforma propõe, como estatísticas, formação e campo para denúncias. Com a implantação do Sipia CT Web, todas as violações serão cadastradas diretamente no banco de dados nacional, em tempo real.
O Sipia CT Web é uma ferramenta técnica e gerencial essencial ao funcionamento eficiente dos Conselhos e uma fonte de dados para o diagnóstico da realidade local e, ao mesmo tempo, um elemento essencial à gestão do Sistema, por ser um banco de dados com abrangência municipal, registrando as violações contra crianças e adolescentes, conferindo conceitos consolidados, linguagem homogênea e encaminhamentos padronizados.
O sistema tem três objetivos primordiais, que são operacionalizar na base política do atendimento dos direitos, ou seja, possibilitar a mais objetiva e completa leitura possível da queixa ou situação da criança ou adolescente, por parte de Conselho Tutelar; encaminhar a aplicação da medida mais adequada com vistas ao ressarcimento do direito violado para sanar a situação em que se encontra a criança ou adolescente; e subsidiar as demais instâncias – Conselhos de Direitos e autoridades competentes – na formulação e gestão de políticas de atendimento.