Conselheiros tutelares eleitos passam por capacitação

A secretaria de Assistência Social está realizando, esta semana, a capacitação obrigatória para os novos conselheiros tutelares, eleitos para o quadriênio 2020/2023. A abordagem envolve o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 13 de julho de 1990. Na terça-feira (26), o encontro aconteceu na sala de reuniões do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), do Sítio Quissamã; na quarta (27) e nesta quinta-feira (28), na sala de reuniões da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, no Parque de Exposições.
A instrução está sendo ministrada pela consultora em Direitos Humanos de Criança e Adolescente Viviane Acosta, e os conselheiros eleitos, além de receberem informações sobre o ECA também conhecerão detalhes da plataforma digital do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Sipia CT Web.
Nesta quinta (28), os participantes receberam a visita da prefeita Fátima Pacheco, da secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães; da subsecretária Rosane Barros; do secretário de Governo, Marcinho Pessanha; e do vereador Xande Moreno.
Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), João Ricardo Macedo, órgão fiscalizador do Conselho Tutelar, a capacitação está sendo produtiva. “Com dinâmicas e estudo de casos e debates sobre situações que são frequentes na atuação do conselheiro tutelar, este período serve para reflexão sobre as atitudes que serão tomadas no exercício de suas funções”, esclareceu.
A posse e diplomação acontecerá no dia 10 de janeiro para as titulares Bethânia Azeredo da Silva, Tatiana dos Santos de Souza, Carlos Alberto de Paula, Raphaela Victor Rodrigues e Claudinéa de Souza Santos. Como suplentes tomarão posse Lucília Lamóglia Bastos Ferreira, Luciana Francisco Justino, Juliana dos Santos Silva Araújo, Leandra Souza Nogueira e Renata Germano Manhães de Paula.