Conselheiros da assistência social tomam posse para 2023 e 2024

Conselheiros na área da assistência social de Quissamã tomaram posse nesta quarta-feira (1) para o biênio 2023-2024, em solenidade realizada no auditório da Prefeitura. Pela primeira vez na história, Quissamã passa a contar com um Conselho de Promoção de Igualdade Racial, além de uma comissão para criação e implantação do Conselho de Promoção dos Direitos da População LGBTQI+.

A cerimônia teve participação da prefeita Fátima Pacheco, da secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, do vereador Cássio Reis; a Presidenta do Conselho Estadual dos Direitos do Negro, Teresa Neves; vice-presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Meire Paiva; entre outras autoridades da assistência social.

A Prefeita Fátima Pacheco destacou a atuação em conjunto da administração pública e sociedade civil. “Hoje aconteceu muito mais que a entrega de um certificado a um conselheiro. É um ato democrático de grande avanço e espaço. Empossamos o Conselho de Igualdade Racial, em uma cidade em que as pessoas negras eram mortas e negligenciadas. E junto do Conselho de Promoção dos Direitos da População LGBTQI+, é mais um passo importante que estamos dando nessa cidade. Nunca tivemos tantos Conselhos atuantes nas políticas públicas que implementamos”, disse.

Foram empossados membros dos Conselhos da Juventude; Igualdade Racial; Direito da Mulher; Direitos da Criança e do Adolescente; Direitos da Pessoa Idosa; Pessoa com Deficiência; Promoção da Igualdade Racial; além da comissão para criação do Conselho Municipal dos Direitos da População LGBTI+. Todas as secretarias municipais têm pelo menos um representante em cada Conselho.

“É sempre bom trabalharmos com essa perspectiva do diálogo e união entre a sociedade civil e representantes do governo para construção de um conselho. A assistência social tem várias frentes de ação no seu corpo de trabalho, então é preciso que tenhamos os conselhos. Um conselho delibera, fiscaliza, é um parceiro. Sempre importante termos essa formação”, comentou Tânia.