Conscientização sobre o Outubro Rosa, tem ação no hall da Prefeitura

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Saúde, colocou em prática um extenso cronograma de atividades em comemoração ao Outubro Rosa. Os trabalhos começaram no início do mês com ações voltadas para toda a população. Nesta quinta-feira (21), a ação teve como foco as servidoras públicas, e aconteceu no hall da Prefeitura.
A atividade incluiu distribuição de panfletos com explicação sobre a prevenção do câncer de mama, tratamento precoce, que varia de acordo com o estadiamento da doença, suas características biológicas, bem como das condições da paciente (idade, status menopausal, comorbidades e preferências).
Também teve entrega de mudas, visando alimentação saudável focada na prevenção do câncer, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, agendamento de consultas, testagem rápida de Covid-19 e vacinação contra a Influenza. De acordo com a Coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Bruna Souza, o evento tem como objetivo mostrar aos servidores públicos em geral, a importância dos cuidados com a mama e prevenção ao câncer.
– Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar é também um fator protetor, disse Bruna.
Participaram da ação, os Programas Hiperdia, Farmácia Viva, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Ações Programáticas, além das Unidades de Saúde da Família de Caxias e do Carmo.
“O primeiro e principal passo para combatermos a doença é o conhecimento. Temos que maximizar a exposição das informações para que cada vez mais mulheres e população em geral estejam conscientes da necessidade de realização da mamografia”, afirmou a subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira.
A adesão à mamografia precisa ser antecipada entre mulheres com histórico de câncer na família, ou seja, cujas mães, avós ou irmãs tiveram câncer de mama. Cerca de 10% dos casos de câncer de mama estão associados a fatores genéticos hereditários e nessas situações, o controle preventivo deve ser iniciado antes mesmo dos 40 anos por conta do risco aumentado.
Sinais do câncer de mama
A característica mais comum da doença é o surgimento de um nódulo nas mamas ou axilas geralmente indolor. Além disso, o paciente pode apresentar outros sinais menos frequentes: inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo, eritema (vermelhidão) na pele, inversão do mamilo, assimetria das mamas, espessamento ou retração da pele ou do mamilo, secreção pelos mamilos, inchaço do braço, dor na mama ou mamilo.