Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Congresso em Quissamã fortalece a educação infantil e anos iniciais durante semana de volta às aulas

Como parte das atividades de volta às aulas, Quissamã realiza até esta sexta-feira (2), no Clube Recreativo, o Congresso Brincar, organizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação. O Congresso tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento das atividades dos professores e os desafios que envolvem a educação infantil e anos iniciais. Durante o evento, a prefeita Fátima Pacheco e o vice Marcelo Batista anunciaram a entrega dos cartões do Programa Material Didático Docente e a garantia do novo piso nacional da categoria, conforme portaria publicada pela União nesta quarta-feira (31).

“Trabalhamos para promover a inclusão em vários aspectos, incluindo transporte, qualidade da merenda e formação profissional. Como o Congresso de hoje, mudanças que fazem parte da revolução na rede foram implementadas, incluindo o novo piso salarial dos professores, que já vamos cumprir em Quissamã. Além disso, a distribuição de cartões do Programa Material Didático para os professores acontece a partir de hoje (quinta). Com o trabalho dos professores, proporcionamos oportunidades para o jovem poder sonhar”, comentou.

A abertura do Congresso aconteceu nesta quinta (1). Também participaram a Secretária de Educação, Helena Lima, o subsecretário Róbson Serra, a Coordenadora de Gestão Pedagógica, Joelma Passos, e os vereadores Aílson Barreto e Mazinho Batista. O evento é promovido pelo Instituto Conhecer, considerada uma das empresas mais conceituadas do Brasil na formação de professores, gestores e demais profissionais da educação, e aconteceu durante todo dia.

Na parte da manhã os temas abordados foram “Inclusão com responsabilidade: é possível!”, com Helen Silvia; “O lúdico, a tecnologia e as metodologias ativas no desenvolvimento da competência socioemocional da criança”, por Eziquiel Menta; “Neuroaprendizagem na educação infantil”, com Ester Assis; e apresentação do Trupicada, sobre “O papel da música na formação integral da criança”.

À tarde, papo sobre “Como as descobertas da ciência e da leitura no século XXI impactam nossas práticas de alfabetização?”, com Luciana Farias; “A gestão da sala de aula: construindo uma pedagogia criativa, construtiva e com resultados”, com Júlio Furtado; “Jogos e brincadeiras como aprendizagem significativa”, com Eliton Rufino; e “Brincadeiras musicais que se entrelaçam com jogos de linguagem para auxiliar a alfabetização”, com Caca e Renan.

O vice-prefeito Marcelo Batista expressou gratidão e reconhecimento pelo papel que os profissionais da educação desempenham na transformação da cidade. “O progresso que estamos alcançando não seria possível sem o apoio e trabalho dedicado de cada um destes profissionais. E neste ano letivo continuaremos avançando com essa dedicação, garantindo que nossos jovens cidades cresçam. Juntos, estamos construindo um futuro brilhante para todos”, comentou.

Helena falou da formação específica para diferentes grupos. “Ao mesmo tempo acontece outra enriquecedora formação no auditório, para cuidadores, auxiliares de creche. Ao invés de apenas levar grupos para congressos externos, decidimos trazer o congresso para o nosso município. Esta decisão foi tomada para proporcionar a todos a oportunidade de participar e beber desta fonte de conhecimento. Reconhecemos a importância de uma formação específica para cada grupo, garantindo que todos possam se beneficiar”, ressaltou.

Ano letivo 2024 – As aulas começam na próxima terça (6), e a temática “Educação e sustentabilidade” foi escolhida para nortear a prática educacional deste ano. A rede municipal de Quissamã conta com 12 unidades escolares e 4 creches, atendendo a uma média anual de 4,5 mil alunos.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.