Confraternização encerra ano letivo no Centrinho

A semana está sendo marcada por confraternizações nas escolas da rede municipal e no Centro de Atendimento Educacional Especializado (Centrinho) não foi diferente. A manhã e tarde desta terça-feira (18) foram de acolhimento e integração, com apresentações e cantatas natalinas. Até o “Bom Velhinho” apareceu na unidade para a alegria da criançada.
O evento contou com a presença de familiares, da prefeita Fátima Pacheco, do secretário de Educação, Róbisson Serra, o subsecretário Ailson Belarmindo, e o secretário de Governo Marcinho Pessanha. Em meio a emoção e sensação de dever cumprido, Fátima pontuou a importância do Centrinho no processo ensino-aprendizagem dos alunos.
“É impossível vir aqui e não se emocionar. O município ficou mais de 15 anos à espera desse espaço. Ter inaugurado a unidade em nossa gestão é motivo de muito orgulho e felicidade. Contamos com uma equipe qualificada e multidisciplinar, que atua para oferecer o melhor atendimento aos nossos alunos e familiares. Investimos e estamos tendo retorno, e isso nos gratifica. Não há limites para as pessoas crescerem; é preciso é dar oportunidades a elas. O que não podemos é dividir a sociedade entre as pessoas ditas normais e as pessoas com necessidades especiais”, disse Fátima, acrescentando que ser prefeita não quer dizer que terá que fazer apenas obras materiais. “Temos que promover ações para mudar e melhorar a vida das pessoas. Ainda há muito o que fazer e continuaremos investindo para que nossos meninos e meninas possam se desenvolver cada vez mais”, completou.
Gabriela Vasconcelos Gomes, diretora do Centrinho, enalteceu a relevância do significado do Natal ser vivido o ano inteiro. “Precisamos fazer do Natal todos os dias de nossas vidas, lembrando sempre que o melhor presente é estar presente. E neste sentido, aproveito para agradecer a cada pai e responsável que confiou a nossa equipe os cuidados do seu filho (a) e agradecer principalmente pela parceria de vocês, fundamental para o sucesso dos nossos trabalhos. Essa parceria escola-família é muito importante”, enfatizou.
Familiares também falaram da magnitude do espaço. “O Centrinho é algo maravilhoso e que tem contribuindo com os avanços de nossas crianças. A equipe é maravilhosa, composta por profissionais que muitas vezes só encontramos em clínicas particulares. Só tenho a agradecer pelo acolhimento recebido por mim e minha filha”, disse Kátia Regina Carneiro Campos.
“Meu sobrinho gosta tanto de ir para as atividades, que por ele iria todos os dias. É de fato um espaço que tem contribuído muito com o aprendizado e principalmente com a inclusão dos alunos”, ressaltou Juliana Martins.
Inaugurado em fevereiro deste ano, o Centrinho conta com cerca de 70 assistidos desde a creche ao término do segundo segmento do ensino fundamental. A equipe de profissionais é formada por 17 funcionários, entre eles professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), psicomotricista, terapeuta ocupacional, psicológico, auxiliar de serviços gerais, agente administrativo, coordenador pedagógico, auxiliar cuidador e assistente social.