Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Tempo Agora

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Conferência trata dos direitos de crianças e adolescentes pós-pandemia

Convocada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pela Prefeitura De Quissamã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada nesta quarta-feira (30), no auditório da Prefeitura.

A Conferência teve como tema a “A situação dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para a reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito a diversidade”, com objetivo de refletir e avaliar os reflexos da pandemia na vida dos jovens e famílias.

A Prefeita Fátima Pacheco abriu o evento e destacou atuação da administração municipal na garantia dos direitos fundamentais a crianças e adolescentes. “Promover essa Conferência voltada para crianças e adolescentes é uma missão. Em Quissamã, temos orgulho em cada vez mais levar ações que transformam a vida das pessoas. Quando fazemos todos esses investimentos, impactamos diretamente na vida dos jovens. E vamos continuar trazendo dias melhores para nossa população”, comentou.

Compuseram a mesa de abertura, a Prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco; a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Quissamã, Marcela Do Espírito Santo; Secretária de Assistência Social de Quissamã, Tânia Magalhães; Conselheiro Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado, Daniel Sanchez; além dos vereadores Ailson Barreto, Adeison Lopes (Lopinho), Cássio Reis, Fábio Castro, Janderson Barreto, Mazinho Batista e Rildo Barcelos.

O Conselheiro Estadual, Daniel Sanchez, destacou o empenho da administração municipal em elaborar políticas públicas para os jovens. “Muito gratificante sentar em uma mesa e partilhar junto ao Legislativo e Executivo da cidade em prol da construção de políticas públicas. Minhas sinceras homenagens aos políticos que abraçam a causa e que efetivamente estão aqui para ouvir as políticas especializadas para crianças e adolescentes”, comentou.

A Conferência promoveu uma ampla mobilização para a construção de propostas, ações e políticas públicas que garantam direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia, com painéis sobre assistência social, saúde, educação, esporte e cultura. Também aconteceram apresentações musicais da Banda de Lata Maria Josefa Pessanha, sob a regência do professor Enon Vasconcelos Abreu, e Grupo Teatral “teatro Do Oprimido”, sob a direção da professora Carolina Moura.

Grupos de trabalho apresentaram eixos de discussão sobre violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia, participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão, proteção e defesa dos direitos, considerando o cenário pandêmico.

“O tema da Conferência é de extrema relevância. Sabemos que os prejuízos não são superados à curto prazo e o objetivo nossa justamente hoje é esse. Não tem como não discutirmos o efeito da pandemia e pós-pandemia na vida das crianças, adolescentes e das suas famílias. Que a gente possa cada vez mais inserir políticas públicas na vida dos nossos jovens”, destacou a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Quissamã, Marcela Do Espírito Santo

A Secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, reforçou o discurso da garantia de direitos dos jovens e destacou a atuação da administração pública. “Temos um governo muito participativo e, principalmente, muito próximo das famílias e isso fez um diferencial na implementação de ações que reduzisse os impactos da pandemia e nossas crianças e adolescentes ficassem mais protegidos. Mais uma vez estamos reforçando a construção de mais políticas públicas voltadas para um público tão importante, que são os jovens”, disse.

Galeria de Fotos

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.