Conferência Municipal de Saúde tira propostas e escolhe grade do Conselho

A 12ª Conferência Municipal de Saúde de Quissamã, que este ano teve como tema central “Saúde da Família e Vigilâncias em Saúde” foi encerrada no final da tarde desta sexta-feira (30), no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), com a eleição da nova grade de gestores e prestadores de serviço que terão representação no Conselho Municipal de Saúde.
No segundo e último dia do evento, os delegados aprovaram por unanimidade o Regimento Interno, e os sete grupos de trabalho definiram na parte da manhã, as propostas para melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), que passarão agora por revisão do Conselho e logo após serão encaminhadas à secretaria municipal de Saúde, para a sua implementação.
Acompanhado de sua equipe de trabalho, o secretário Linaldo Lyra, esteve durante todo o dia no auditório, e conduziu a conferência marcada pela tranqüilidade e troca de informações.
À tarde, os conferencistas participaram de uma Plenária, onde apresentaram as propostas tiradas pelos seus grupos. A coordenadora da Conferência, Delba Machado Barros sugeriu nova redação de três propostas, que não estavam claras, o que foi aceito pelos participantes.
Os grupos de trabalho foram formados por representantes de entidades, como Associação de Moradores e Amigos de Quissamã, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação de Moradores de Alto Alegre, Associação de Moradores da Praia de João Francisco, Associação Remanescentes Quilombolas, Associação Evangélica, Colônia de Pescadores e Cruz vermelha, Associação de Moradores de Piteiras e Carmo; profissionais de saúde, COREN, Crefito, Cress e CRO; gestores, secretarias de Educação; Agricultura, Meio Ambiente e Pesca; Assistência Social e da Coordenadoria Especial de Esporte e Juventude; além dos prestadores de serviço de Odontologia, Fisioterapia, CAPS, Hospital Municipal, Estratégia Saúde da Família, Centro de Especialidades, Ambulatório de Saúde Mental e Vigilância em Saúde Ambiental.
ESCOLHA – A nova grade do Conselho Municipal de Saúde terá representantes dos prestadores de serviço, Estratégia de Saúde e Vigilância Ambiental, que serão eleitos sem data marcada, para a diretoria. A Associação de Moradores de Piteiras e Carmo terão seus representantes na suplência.