Conferência Municipal de Saúde tem início nesta quinta-feira

Tem início nesta quinta-feira (29) a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Quissamã, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF). Abordando o tema “Saúde da Família e Vigilâncias em Saúde: construindo redes para o cuidado integral”, o evento vai fazer um levantamento das necessidades da área, no município, e ainda discutir soluções que possam ser aplicadas localmente.
“Esse é o momento do governo conversar com os trabalhadores de saúde, com a sociedade civil organizada e a população, de maneira geral, além dos prestadores públicos, sobre as necessidades de saúde no município, a fim de que possamos fazer um plano municipal que atenda às necessidades dos quissamaenses. A ideia é levantar quais são os grandes problemas do sistema e do estado de saúde da população e, a partir de então, construir o plano que subsidiará, inclusive, a construção do Plano Plurianual (PPA), que é um conjunto de políticas públicas para um período de quatro anos”, destacou Delba Barros, assessora de Planejamento da secretaria municipal de Saúde.
Na abertura, que acontece às 17h, a programação inclui o credenciamento e entrega de material, abertura com composição da mesa, leitura e aprovação do regimento interno, apresentação do Conselho Municipal de Saúde, apresentação do cenário financeiro da rede de serviços e indicadores de Saúde e, encerrando o dia, a palestra “Saúde da Família e as Vigilâncias em Saúde no Território”.
Na sexta-feira (30), das 8h às 15h, as atividades contarão com a participação de grupos de trabalho, plenária final com apresentação e aprovação das propostas dos grupos, eleição da nova grade do Conselho Municipal de Saúde e encerramento.
Para que a população possa participar será oferecido transporte das localidades até o local do evento. No dia 29, um ônibus sairá, às 15h, do Posto de Emergência de Barra do Furado e fará o seguinte trajeto: Unidade de Saúde da Família de Barra do Furado, Beira de Lagoa, Machadinha, Santa Catarina. Às 16h30, o mesmo ônibus passará em Morro Alto, Canto do Santo Antônio, Alto Grande, Penha e Carmo. O retorno para Barra do Furado será no ônibus e, para Morro Alto e localidades próximas serão disponibilizadas uma Van e duas Kombis.
No dia 30, a saída do ônibus de Barra do Furado será às 7h, fazendo o mesmo trajeto. Às 7h30, vans e kombis sairão da Unidade de Saúde da Família de Morro Alto, fazendo o trajeto do ônibus no dia anterior. Ao final do evento será oferecido o mesmo transporte da manhã, em sentido inverso.
Podem participar representantes de entidades, movimentos de usuários, trabalhadores de saúde, prestadores de serviço para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a população.