Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente será no dia 24

Quissamã vai realizar na próxima quarta-feira (24) a Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente. A atividade, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, acontecerá no auditório da Prefeitura, a partir das 8h, e terá como tema central: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.
O evento será aberto às crianças e adolescentes, conselheiros (as) dos direitos da criança e do adolescente, conselheiros/as tutelares, representantes de Conselhos Setoriais, de órgãos públicos com políticas de atendimento de crianças e adolescentes; de instituições privadas de promoção, proteção, defesa e controle social de direitos de crianças e adolescentes; dos Fóruns dos Direitos da Criança e do Adolescente; de Universidades, do Sistema de Justiça; da segurança pública e do Poder Legislativo Municipal, estadual/Distrito Federal e Federal; e a profissionais das políticas setoriais básicas.
A Comissão Organizadora da Conferência tem visitado escolas do município, reforçando o convite para participação no evento. Na quinta-feira (18), por exemplo, o grupo esteve no Ciep Dr. Amilcar Pereira da Silva, no bairro de Caxias.
Os eixos temáticos a serem discutidos são: Eixo I “Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social”; Eixo II “Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes”; Eixo III: “Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes”; Eixo IV: “Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes”; e Eixo V: “Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes”.
De acordo com Natália Paula de Souza, secretária-executiva dos Conselhos – Quissamã, as Conferências Livres são eventos organizados por iniciativas próprias que buscam mobilizar pessoas para participarem de debates em torno do tema central e dos eixos temáticos da XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
“É uma iniciativa que tem por objetivo debater o Documento Base da XI CNDCA, a partir das perguntas geradoras do Roteiro de Base e assim formular propostas que subsidiarão os debates nas etapas da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Quissamã, marcada para 28 de novembro”, explicou.