Conferência debate cuidados com a criança e o adolescente

“Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. Esse foi o tema da Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada na manhã desta quarta-feira (24), no auditório da Prefeitura. A atividade teve como objetivo de debater o Documento Base da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Quissamã, a partir das perguntas geradoras do Roteiro de Base e assim formular propostas que subsidiarão os debates nas etapas da IX Conferência Municipal, marcada para 28 de novembro”.
O evento reuniu cerca de 200 estudantes de instituições públicas e privadas, além de representantes do poder público, como a secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, e da sociedade civil. A programação contou com a apresentação de esquete teatral sobre abuso sexual em crianças e adolescentes, encenada por alunos da Oficina de Teatro do Centro Cultural Sobradinho; palestra motivacional com Norma Sueli e atividades em grupo sobre os eixos temáticos da conferência de novembro.
Ana Maria Gonçalves, Coordenadora Geral da Comissão Organizadora da IX Conferência, avalia a atividade como positiva e garante que o objetivo de mobilizar e fomentar as crianças e adolescentes para discutir a temática foi alcançada. “Contamos com alunos de diversas escolas das redes municipal e privada. Foi um evento maravilhoso com atividades lúdicas relacionadas ao tema e também foi um momento onde trabalhamos os eixos da conferência e eles auxiliaram na elaboração de propostas a serem apresentadas na Conferência Magna. Depois, podem ainda ser levadas para a Estadual e até mesmo para a Nacional”, ressaltou Ana Maria.
João Ricardo, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente explica que a atividade teve o intuito de mostrar os mecanismos e ferramentas que existem e devem ser utilizados em casos de denúncias, seja de abuso sexual ou maus tratos. “Foi um evento de fundamental importância. As crianças e jovens são o futuro de nossa nação e merecem cuidado, carinho e respeito. Também devem estar cientes dos problemas que ocorrem no mundo. Além disso, essa Conferência Livre está sendo um preparatório para a Conferência Municipal”, frisou.
“Foi um momento de passar uma mensagem para as crianças e frisar a necessidade dos cuidados que eles devem ter, principalmente quanto aos abusos. O pior de tudo é o abuso sexual. Os casos são assustadores e o que mais me deixa triste é que na maioria das vezes ocorrem com pessoas do próprio convívio das crianças, e até mesmo dentro de casa”, pontuou José Francisco, conselheiro e representante da Igreja Católica.
Os eixos temáticos abordados no encontro foram “Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social”; “Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes”; “Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes”; “Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes”; e “Espaços de Gestão e Controle”.
As unidades participantes foram as Escolas Municipais Délfica de Carvalho Wagner, Felizarda Maria da Conceição de Azevedo, Professora Tânia Regina de Paula, Maria Ilka, Professora Maria de Lourdes, Miguel Ângelo, Ignácio Hugo de Souza e as escolas particulares Centro Educacional Nova Escola (Cene) e Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro