Conferência de Saúde de Quissamã reúne aproximadamente 100 pessoas em evento virtual

O primeiro dia da 14ª Conferência de Saúde, com o tema Saúde de Quissamã: direito e dever de todos, realizada pelo Conselho Municipal de Saúde, foi realizado nesta terça-feira (13). Em função da pandemia de Covid 19, o evento está sendo virtual para evitar aglomerações e reuniu aproximadamente 100 pessoas online. A prefeita Fátima Pacheco falou sobre a importância da Conferência, da Saúde de qualidade ofertada pelo município e dos profissionais de excelência, sempre engajados na causa. O segundo dia do evento será realizado nesta quarta-feira (14), às 13h30, no Youtube da Prefeitura de Quissamã (https://www.youtube.com/PrefeituraMunicipaldeQuissam%C3%A3)
“Gostaria de salientar sobre a alegria e o desafio de realizar a Conferência remota, no meio de uma pandemia dessa magnitude. Nunca os olhos do mundo ficaram totalmente voltados para a saúde como agora, por isso, esse espaço de articulação e implementação de políticas públicas, é muito importante. A saúde de Quissamã avança quando fazemos esse processo de escuta e ouvimos quem está na ponta”, garante Fátima.
O objetivo da Conferência é discutir a situação de saúde da população no município, levantando as dificuldades e sugerindo propostas. Avaliar o resultado das ações e serviços prestados pela Secretaria de Saúde e prefeitura para que o processo de saúde ocorra. Aprovar a construção de políticas de saúde, compondo o controle social para a deliberação e fiscalização do Sistema Único de Saúde.
Após a fala de alguns dos participantes, foi exibido o vídeo “Diálogos entre serviços: estratégias de integração e qualificação do em saúde”, com o propósito de associar as áreas de saúde do município e promover a comunicação entre eles, fomentando a educação em saúde. O trabalho foi premiado em fevereiro de 2019, na Mostra Estadual de Práticas de Saúde COSEMS RJ/ Ideiasus – Fiocruz, no Rio de Janeiro.
A secretária de Saúde, Renata Fagundes, parabenizou a equipe pela organização do evento e ressaltou que Quissamã foi o município piloto nesse modelo. Já a coordenadora de Planejamento e Gestão em Saúde, Delba Machado Barros, afirmou que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, mas isso não elimina o compromisso da sociedade.
“Alimentação saudável, boa hidratação, cuidados no trânsito, no trabalho, são deveres que se fundamentam na própria dignidade”, disse o cirurgião Franco Scariot, um dos palestrantes do evento. Como indicação para o município, ele sugeriu que exista cada vez mais um relacionamento estreito entre os setores da Saúde e Educação, para que as crianças aprendam que elas têm direitos, mas também têm deveres. “Toda criança tem o direito à saúde bucal, mas isso não a exclui do seu dever de escovar os dentes”, exemplificou Scariot.
A Conferência contou com a presença dos palestrantes Franco Scariot, Cirurgião Geral e Oncológico em Caxias do Sul – RS, Mestre em Filosofia e Doutorando em Bioética pela Universidade do Porto – Portugal e da enfermeira, Solange Belchior, diretora da Associação Brasileira de Enfermagem do Rio de Janeiro e Conselheira Estadual de Saúde, da Subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira, da Carolina Pessanha – Presidente do Conselho Municipal de Saúde e Representante do Conselho Regional de Serviço Social, Representante do Conselho Estadual de Saúde e da Região Norte, Carlos Magno, entre outros.

Programação do 2º dia – 14 de julho de 2021
14h – 14h20: Apresentação da Rede de Assistência, Indicadores epidemiológicos e Orçamento em Saúde – Apresentação: Roberto Lopes, Médico Sanitarista
14h25 – 14h40 – Palestra: O “devir” da Estratégia de Saúde da Família na construção do cuidado em rede. Palestrante: Prof. Dr. Helvo Slomp Junior, médico doutorado em clínica médica, professor adjunto pela Universidade do Rio de Janeiro – Campus Macaé
14h40 – 15h40: Grupos de Trabalho