Concurso sobre Lagoa Feia premia alunos da rede municipal

Alunos de três escolas de 1º e 2º segmentos (Ensino Fundamental) de Quissamã, Délfica Wagner (Barra do Furado), Maria Ilka (Santa Catarina) e Ciep Municipalizado “Dr. Amilcar Pereira da Silva” (Caxias) participaram, na manhã desta segunda-feira (4), no auditório da sede do Executivo, da escolha dos trabalhos vencedores do I Concurso de Trabalhos Escolares sobre “Lagoa Feia e seus afluentes”. A parceria da Câmara Municipal e secretaria de Educação vai premiar os três primeiros lugares, nesta quarta (6), às 11 h, no plenário do Legislativo.
A prefeita Fátima Pacheco destacou a importância da preservação do meio ambiente. “Se não cuidarmos do nosso meio ambiente, em breve teremos uma guerra no planeta, por falta de água. A Câmara já fez vários movimentos pela abertura das comportas. A água que chega à nossa casa, vem da Lagoa Feia”, lembrou.
O presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha, disse que a defesa do ecossistema é uma das prioridades da atual gestão, mas o trabalho requer tempo. “Estamos trabalhando para melhorar a situação dos recursos hídricos, mas sabemos que o caminho é longo para alcançar resultados significativos. Estamos nesta luta hoje, e amanhã são vocês que estarão engajados na proteção do meio ambiente”, comentou.
O secretário municipal de Educação, Róbisson Serra, ressaltou o trabalho realizado nas unidades de ensino, principalmente com o meio ambiente. “Os professores trabalham essa temática com os alunos no decorrer do ano letivo, pois entendemos que a questão ambiental precisa ser constantemente refletida, questões como desmatamento, poluição do ar, preservação do lençol freático, enfim todas essas temáticas são abordadas pelos nossos docentes em sala de aula, através de pesquisa de campo ou debates”, pontuou.
De acordo com o regulamento, o concurso, que tem a finalidade de conscientizar sobre o valor e utilidade da Lagoa para um mundo melhor, partiu do vereador Luiz de Acil, e os pontos pesquisados incluíram conhecimentos gerais, origem do nome, afluentes, função das comportas, lagoas costeiras, vilas e propriedades no entorno e curiosidades, entre outros temas que foram apresentados através de trabalhos expositivos e um texto.
Os critérios para escolha dos trabalhos se basearam em criatividade, conhecimento sobre o assunto, coerência, estética e desenvoltura na apresentação. Uma comissão, formada pelo biólogo Luiz Antônio Fernandes dos Santos e engenheiro Ney Aleixo, da secretaria municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, e a presidente da Colônia de Pescadores, Rosimeri Ferreira, apontou os vencedores, que foram escolhidos em uma etapa anterior, nas unidades de ensino.
Foram premiados, com o 1º lugar, Laila da Silva Vieira Barcelos, representando a categoria do Fundamental I, da Escola Maria Ilka, e Davi Firmino Peroba, representando a categoria Fundamental II, do Ciep Municipalizado “Dr. Amilcar Pereira da Silva. Em 2º, João Pedro Rodrigues de Sá Carvalho, do Fundamental II, da Escola Maria Ilka; e em 3º lugar, João Rodolfo da Silva Souza, do Fundamental II, da Délfica de Carvalho Wagner.
Presentes ainda no I Concurso de Trabalhos Escolares, os vereadores José Borba, Chiquinho Arué e Calico, além do secretário de Agricultura, João de Nilo, e do subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Luiz Carlos Fonseca Lopes.