Concurso para aplicativo de Turismo é lançado no auditório do IFF

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, lançaram, na manhã desta terça-feira (12), no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), o concurso para o aplicativo de Turismo do município, em parceria com a instituição tecnológica. Quissamã será um dos primeiros da região a utilizar essa ferramenta, que tem a finalidade divulgar as potencialidades turísticas, roteiros e serviços, a partir de informações produzidas pela equipe do Turismo.
A inscrição dos desenvolvedores começa nesta quarta-feira (13), na Casa do Empreendedor, e vai até 11 de janeiro de 2018. Poderão participar moradores e estudantes da rede de ensino no município. A apresentação do edital foi feita pelo professor Luiz César Novaes Faria, que divide o projeto com Orpheu de Souza Ayres.
De acordo com o estudante Flávio Lemos dos Santos, de 16 anos, aluno do 1º ano de Informática do IFF, o aplicativo é uma oportunidade para mostrar conhecimento. “Quissamã tem uma grande história e explorar isso vai ser muito bom, porque além da integração da população, vamos poder praticar o que aprendemos”, disse. Já o colega Bryan Leite Rosa, de 15 anos, que cursa também o 1º ano, destacou que a iniciativa abre um leque para futuras oportunidades em outras cidades. “Com o aplicativo, os participantes terão a chance de atuar na área de Informática em outras regiões. Um concurso deste porte é uma experiência a mais para o desenvolvimento”, ressaltou.
O professor Luiz César Faria comentou que o edital tem diversas informações técnicas sobre o aplicativo. “Ele mostra as funcionalidades que deve ter, e todos devem participar deste momento muito importante para Quissamã, quando o período de desenvolvimento vai até 9 de abril de 2018”, falou.
O secretário da pasta Arnaldo Mattoso lembrou que o aplicativo é mais um instrumento para desenvolver um turismo de qualidade. “Ele vai facilitar a vida do turista, antes e durante a visita ao nosso município permitindo se orientar através de mapas, GPS e indicações que serão dadas”, disse.
A prefeita Fátima destacou a parceria com o IFF para implementação do aplicativo. “Ele será muito útil para ampliar as ações do turismo. Pessoas de qualquer parte do mundo vão poder acessar e visualizar o que o nosso município tem de bonito, de rico para oferecer. Uma conquista, mas também uma oportunidade dos nossos alunos e dos moradores conhecerem mais de perto as riquezas de Quissamã”, finalizou.