Comunicado da secretaria municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde está em alerta para possíveis infecções pelo novo coronavírus e por isso elaborou um Plano Municipal de Contingência para enfrentar um possível surto.
Caso uma pessoa apresente sintomas e sinais de doenças respiratórias (febre, tosse e dificuldade para respirar) ela deverá procurar imediatamente a unidade de saúde da família mais perto de sua residência ou o Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus.
Ela será atendida da forma como preconiza a Organização Mundial de Saúde, o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.
Para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus, o Ministério da Saúde recomenda as seguintes ações para a população, em geral:
•Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
•Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
•Evitar contato próximo com pessoas doentes.
•Ficar em casa quando estiver doente.
•Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
•Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Informamos que, até o momento, não há casos suspeitos no município.

Quissamã, 27 de fevereiro de 2020

Simone Flores Soares de Oliveira Barros