Comitiva quissamaense participa de evento nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil

Quissamã está presente no Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil, maior evento de Segurança Municipal e Defesa Civil do Brasil, realizado de 26 a 29 de setembro, em Fortaleza-CE. O encontro reúne representantes de mais de 190 cidades e 25 estados brasileiros, entre prefeitos, secretários e profissionais que atuam no poder público na área da segurança cidadã e defesa civil.

A abertura do fórum contou com a palestra da biofarmacêutica cearense Maria da Penha, cuja história está diretamente ligada à criação da Lei que leva o seu nome (Lei nº 11.340/2006), e o encerramento foi feito pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

A comitiva quissamaense é formada pelo secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Vitor Arquejada, o Comandante da Guarda Civil Municipal, José Carlos Sabino, o Corregedor Pimentel, o Diretor do Demutran Sodré, e o coordenador do Setor de Compras Valderson.

“No mais importante evento do setor podemos trocar experiências, aprender novas estratégias e buscar soluções para a segurança pública, a proteção e defesa civil em nosso município, itens que sempre foram preconizados pela Prefeita Fátima Pacheco”, avaliou Paulo Vitor Arquejada.

Na ocasião, também aconteceu o V Encontro Nacional de Segurança Pública e Gestores da Área, o Encontro Nacional de Guardas Municipais e Agentes de Segurança Pública, o Seminário Integrado de Segurança Cidadã e o Encontro Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Defesa Civil.

Já o Encontro Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Defesa Civil abordou temas como “Políticas Municipais de gestão de riscos e enfrentamento de desastres”; “Ações Climáticas de Desenvolvimento Sustentável”; “Sistema Nacional de Defesa Civil”; Inteligência de dados e participação popular no processo de proteção e defesa civil”; “Fortalecimento do SINPDEC com a integração das Defesas Civis Estaduais e Municipais”; “Desenvolvimento de uma cultura de prevenção junto à população”; “Defesa Civil na Construção da Resiliência e Adaptação às Mudanças Climáticas”.

Ao longo dos quatro dias de evento, foram abordados assuntos como gestão de segurança, fortalecimento das guardas municipais em áreas de grande circulação, ações preventivas à ataque em escolas, violência doméstica, gestão de risco de enfrentamento de desastres, ações climáticas para o desenvolvimento sustentável, entre outros.