Comitê pode monitorar assoreamento de lagoas

O município de Quissamã vai receber, em breve, a visita do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba. O anúncio foi feito pelo secretário-executivo da entidade Luiz Mário Concebida em reunião, no final da manhã desta quinta-feira (16), com a prefeita Fátima Pacheco, o vice Marcelo Batista e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso.
No encontro, Fátima e Marcelo destacaram o assoreamento das lagoas, principalmente a Feia e a Ribeira, com pouca lâmina d´água em alguns trechos, além da abertura de comportas para drenagem da água.
— A situação é preocupante com a seca que atinge a região. O Comitê é um local para se resolver problemas que afetam os recursos hídricos em nosso município. Vamos ser parceiros para encontrar uma solução paras os pecuaristas e produtores rurais — disse Fátima.
Concebida falou da possibilidade da visita de uma equipe do Comitê a Quissamã para monitorar o assoreamento das lagoas. “O Comitê pode verificar as principais causas que levaram à redução da lâmina d´água”, ressaltou, lembrando que a entidade autoriza a intervenção ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que é o responsável pelo serviço.
A comporta do canal das Flexas foi aberta duas ou três vezes este ano, e a lâmina d´água não é suficiente para chegar nas imediações das propriedades. “A quota está muito baixa e com a ausência de chuvas, a situação tende a piorar se não forem adotadas medidas urgentes”, completou Marcelo.