Comitê do Baixo Paraíba discute situação da Lagoa Feia

Quissamã sediou, na tarde desta terça-feira (18), uma plenária do Comitê de Bacias Hidrográficas do Baixo Paraíba e Itabapoana, vinculado ao Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap). Na reunião de trabalho, aberta pela prefeita Fátima Pacheco e pelo diretor-presidente do Comitê, João Gomes, realizada no anfiteatro da Prefeitura, foi discutida a redução da lâmina d´água da Lagoa Feia e de outros recursos hídricos a ela interligados. O Ceivap vai definir uma data, no início do mês de maio, para a Câmara Técnica discutir a situação das comportas entre os municípios de Quissamã e Campos. Atualmente, o nível de água da Lagoa Feia, segundo o Comitê é de 3,69 metros, mas agricultores e pescadores alegam ser de 3,40 metros.
A prefeita destacou a importância de se manter o nível de água da Lagoa Feia acessível aos pequenos produtores. “Quissamã ficou afastada durante algum tempo das discussões com o Comitê e, com a crise hídrica, diversos segmentos da economia sofreram prejuízos. Vamos retomar as discussões com o Inea para encontrarmos uma solução”, disse Fátima.
O presidente do Comitê, João Gomes, lembrou que as decisões da entidade gestora são tiradas através de consenso e votação dos membros. “O Comitê é deliberativo e não executa obras. Essa função é dos órgãos estaduais e federais”, explicou.
O coordenador de Turismo, da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Quissamã, Luiz Carlos Fonseca, falou sobre os recursos hídricos do município, destacando as lagoas da Ribeira e Paulista, e o fiscal da secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Pesca, Luiz Antônio Fernandes ressaltou a atual situação ambiental do patrimônio natural, com apresentação da fauna e flora de restinga.
Participaram ainda da plenária, representantes da Agência da Bacia do Rio Paraíba (Agevap), responsável pelos projetos encaminhados ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), diretores da Associação de Pescadores, secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso e de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, João de Nilo, além do presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha e dos vereadores José Borba, Luiz de Acil e Calico.