Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Comitê decide pela abertura de comportas em Barra do Furado

Comitê decide pela abertura de comportas em Barra do Furado

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã, Arnoldo Reilly Almeida Azevedo, confirmou que, neste sábado (18), três comportas do Canal das Flechas serão abertas com o objetivo de desassorear a barra. A decisão foi firmada em reunião do Comitê de Bacias Hidrográficas e Instituto Estadual do Ambiente (Inea), ocorrida na quinta-feira (16).
“Tivemos uma reunião com o Comitê de Bacias Hidrográficas, que é um órgão consultivo, com grande abrangência entre Quissamã e Campos dos Goytacazes, além de orientar o Inea em como manusear as comportas do Canal das Flechas. Ficou decidido que neste sábado (18), abriremos três comportas para possibilitar que a água da Lagoa Feia possa, com o peso do volume de água, forçar a barra que se encontra fechada. Além disso, levaremos uma escavadeira hidráulica para auxiliar no serviço. Segundo o levantamento, no sábado o mar estará mais calmo e trabalharemos quando ele estiver com a cota mais baixa”, disse o secretário Arnoldo Reilly.
A dragagem na barra do Canal das Flechas, situado em Barra do Furado, entre Campos e Quissamã, está sendo realizada com utilização de draga flutuante, que, por meio de cooperação técnica, foi enviada pela Petrobras à Colônia de Pescadores Z-19, em Farol de São Thomé, e atenderá às necessidades de cerca de 400 trabalhadores de Campos e Quissamã. Já foram retirados cerca de 9,6 mil m3 de areia do canal, o equivalente a 800 caminhões. A operação é compartilhada entre as Prefeituras de Quissamã e de Campos dos Goytacazes.
A previsão é que nas próximas semanas a dragagem atinja a profundidade de 3,5 metros. O assoreamento da barra ocorre de forma natural, provocado pela corrente marinha ao longo da costa sul do Cabo de São Thomé.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.