Comércio recebe orientações sobre o coronavírus

Em Quissamã, a secretaria municipal de Saúde segue adotando medidas preventivas à propagação do novo coronavírus (Covid-19). Nesta quinta-feira (19), uma equipe do setor de Vigilância em Saúde realizou ações no comércio local com a proposta de conscientizar os profissionais que atuam no setor, bem como os empregadores, quanto às condutas e medidas necessárias para o momento.
“Iniciamos hoje esse trabalho por solicitação da secretaria municipal de Saúde. Trata-se de um trabalho de visitação aos estabelecimentos para ressaltarmos a importância da prevenção ao coronavírus. Essas pessoas estão muito expostas e repassamos orientações baseadas no que é preconizado pelo Ministério da Saúde”, explicou Júlio César Espírito Santo Ribeiro, do setor de Vigilância.
Júlio reforça ainda que a equipe elaborou um documento que contém orientações básicas para funcionários e empregados. “Na oportunidade, estamos orientando também sobre como os empregadores devem agir, caso algum funcionário apresente sintomas da doença. É fundamental que nos setores tenha algum lugar apropriado para abrigar esse profissional e que, de imediato, se faça, o contato com o 192 e aguarde o atendimento da equipe médica, que irá ao local examinar o paciente. A orientação é de que não se mande a pessoa para casa, nem para o hospital e ou unidade de saúde”, completou.
Um dos locais visitados foi o Solar Supermercado. O gerente Breno Mota destaca a importância da iniciativa da Prefeitura. “É de grande relevância essa atuação junto ao comércio. A gente precisa desses esclarecimentos. Estamos pedindo às pessoas com diabetes e doenças autoimunes para ficarem em casa, e se necessário, peçam aos filhos ou parentes para fazer suas compras. Estamos fazendo a nossa parte higienizando os carrinhos e caixas do supermercado com álcool gel”, disse o gerente, explicando ainda que, no momento, o produto está em falta para comercialização. “Os pedidos já foram feitos e estamos aguardando. Ainda que chegue para a gente com um valor alto, vamos disponibilizar aos clientes com preços acessíveis e limitaremos a venda de unidades por clientes”, finalizou.